Quase uma tonelada de peixes foi apreendida no final da noite de quinta-feira (24), em poder de adolescentes indígenas que estavam levando o carregamento para um empresário comprador em Palmas.
A ação foi desencadeada depois que a FUNAI – Fundação Nacional do Índio – recebeu denúncia anônima e acionou as forças policiais. A 3ª Companhia Ambiental da Polícia Militar do Tocantins, com sede em Gurupi, ficou à frente da operação que contou com o apoio do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – e do Ministério Público Federal.
O veículo utilizado para fazer o transporte dos peixes foi interceptado e o suposto receptador foi localizado. O homem e os indígenas infratores foram conduzidos à CAPC – Central de Atendimento da Polícia Civil – para a adoção dos procedimentos cabíveis com base nos ditames da legislação vigente.
À reportagem do PORTAMV, o IBAMA confirmou que foram retidos 760 quilos de tucanaré pescados por indígenas no lago Haloesiri, Ilha do Bananal, território dos povos Tqara, no Sul do Tocantins.
***