Os moradores do quilombo Carrapato, localizado na zona rural do município de Mateiros, no Jalapão, encontraram uma arara-canindé morta com marca de tiro. Eles creditam que pode ser Nina, a ave-símbolo da comunidade que está desaparecida desde domingo (2).
De acordo com os quilombolas, o animal morto pode ser Nina, uma arara, que mesmo livre, convivia há pelo menos quatro anos com os habitantes da região dos restaurantes e sempre se aproximava dos turistas.
Uma adolescente que conhecia e recebia visitas da ave em sua casa, disse não ter dúvida que é Nina a ave encontrada morta. A jovem afirmou que na tarde domingo, antes de desparecer, o pássaro amado chegou a ficar no colo de seu pai. À procurada da arara, a adolescente fez uma foto e postou nas redes sociais.
Ultimamente a arara estava indo muito para cidade de duas formas: voando ou em cima de carros.
A arara Nina nunca desapareceu por tanto tempo nos quatro anos que convive com os moradores da comunidade Carrapato. Todos estão se mobilizando para que, mesmo que não seja o animal de estimação, esse crime não fique impune.
A Polícia Militar Ambiental foi informada pelos moradores que encontraram o corpo da arara e avisaram também o Naturatins. A comunidade ainda está fazendo uma mobilização através das redes sociais para denunciar o crime ambiental.