Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta sexta-feira (16) a primeira retificação do edital do concurso para preenchimento de 1.000 postos de nível médio para o cargo de técnico em todo o Brasil (veja aqui o documento).

A principal mudança é referente ao quadro de vagas: houve alteração na distribuição dos postos no Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal. Para o Tocantins eram 9 vagas e agora são 14.

O processo seletivo prevê a reserva 5% dos postos a pessoas com deficiência e 20% a candidatos que se autodeclararem negros, conforme estabelece a legislação. A distribuição das vagas por grupos também foi modificada para: 710 para ampla concorrência; 200 para negros; 90 para pessoas com deficiência.

Outras mudanças no edital

Além disso, a retificação alterou outros pontos do edital, entre eles: conteúdo programático de informática; cidades de aplicação da prova objetiva; e número de convocações para a avaliação biopsicossocial e o procedimento de heteroidentificação.

Opção para quem possui ensino médio, o cargo de técnico do seguro social oferece salário que pode chegar a R$ 5.905,79, já inclusas gratificações e auxílio-alimentação. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Veja como ficou a nova distribuição das vagas

O estado do Rio de Janeiro concentra a maioria das ofertas, com 191 postos. Em segundo lugar aparece São Paulo (138 vagas), seguido por Minas Gerais (122). Confira, a seguir, a distribuição completa:

MUDANÇA NO QUADRO DE VAGAS

UF GERÊNCIA EXECUTIVA DO INSS DE VAGA AC PCD PESSOAS NEGRAS TOTAL
AC GEX RIO BRANCO 7 1 2 10
[…] […] […] […] […] […]
AM GEX MANAUS 44 3 12 59
AP GEX MACAPÁ 7 1 2 10
[…] […] […] […] […] […]
DF GEX DISTRITO FEDERAL 5 1 1 7
[…] […] […] […] […] […]
GO GEX ANÁPOLIS 6 1 2 9
GO GEX GOIÂNIA 4 1 1 6
[…] […] […] […] […] […]
MS GEX CAMPO GRANDE 5 1 1 7
MS GEX DOURADOS 5 1 2 8
MT GEX CUIABÁ 7 1 2 10
MT GEX SINOP 7 1 2 10
PA GEX BELÉM 25 2 7 34
PA GEX SANTARÉM 8 1 2 11
[…] […] […] […] […] […]
RO GEX PORTO VELHO 15 1 4 20
RR GEX BOA VISTA 9 1 3 13
[…] […] […] […] […] […]
TO GEX PALMAS 10 1 3 14

Inscrições para o concurso do INSS

Será possível se inscrever das 10h de 16 de setembro até as 18h de 3 de outubro. O cadastro deve ser realizado pelo site www.cebraspe.org.br.

A taxa de participação custa R$ 85 — durante o período para cadastro, poderão solicitar isenção candidatos que se enquadram em uma das condições: estão devidamente inscritos no Cadastro Único (CadÚnico); são doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

O processo seletivo é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).

Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca pelo telefone 0800 772 1125, além do e-mail concursoinss@inss.gov.br.

Etapas

Marcada para 27 de novembro, a avaliação objetiva cobrará a resolução de 120 questões do tipo “certo” ou “errado”. O conteúdo programático engloba: língua portuguesa; ética no serviço público; noções de direito constitucional; noções de direito administrativo; noções de informática; raciocínio lógico-matemático; conhecimentos específicos.

Com duração de três horas e meia, a avaliação será aplicada em municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.

Haverá também curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, com até 180 horas de atividades presenciais. O treinamento ocorrerá em: Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); João Pessoa (PB); Manaus (AM); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP).

A seleção terá validade de um ano. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Instituto Nacional do Seguro Social, conforme estabelece o edital.

Confira as principais datas do cronograma

Inscrições: de 16 de setembro a 3 de outubro

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 16 de setembro a 3 de outubro

Pagamento da taxa de inscrição: até 21 de outubro

Prova objetiva: 27 de novembro

Divulgação do gabarito preliminar: 29 de novembro

Do AFNotícias 

***


error: Conteúdo Protegido