Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora



Durante o inverno, é comum que as pessoas prefiram locais fechados e se mantenham mais próximas para enfrentar o frio. O comportamento facilita a circulação de vírus e bactérias e, por isso, é importante estar com a imunidade fortalecida.

A médica Márcia Simões, especialista em Saúde da Família, elencou 7 dicas simples para fortalecer o sistema imunológico. “Evitar enfermidades é algo muito importante nessa época do ano, ainda mais na realidade que vivemos com novos vírus circulando”, afirma.

Veja 6 dicas simples para fortalecer o sistema imunológico:

1. Aumente a hidratação

A água tem papel fundamental nas reações químicas do organismo, auxiliando na regulação da temperatura e na eliminação de toxinas. Entretanto, é comum que o consumo de líquidos diminua nos dias frios. É importante estar atento à quantidade de água ingerida e, se possível, aumentá-la.

2. Use alho como tempero 

Usado há séculos na culinária, esse alimento ajuda a eliminar substâncias tóxicas do corpo. Além disso, ele colabora na prevenção de gripes, resfriados e inflamações.

3. Consuma frutas cítricas

Frutas como acerola, abacaxi, laranja, limão e caju são fontes de vitamina C. O ideal é consumi-las diariamente.

4. Coma vegetais escuros

Vegetais como brócolis, couve e espinafre são essenciais para as células do sistema imunológico. Além disso, são fontes de ácido fólico, substância que também participa na formação das células responsáveis pela defesa do organismo.

5. Inclua oleaginosas na dieta

Ricas em nutrientes e proteínas vegetais, pistache, noz, amêndoa, castanha e amendoim são excelentes para o fortalecimento do sistema imunológico. Também são repletas de antioxidantes, minerais e fitoquímicos, substâncias que ajudam na prevenção de doenças.

6. Use o gengibre

Rico em gingerol, o gengibre aumenta a imunidade do organismo. Ele tem propriedades anti-inflamatórias e contribui para limpar as vias aéreas.

Do Metrópoles 

***


error: Conteúdo Protegido