Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora

Governo do Tocantins reduz em quase 70% a base de cálculo do ICMS para gado vivo
Governo do Tocantins reduz em quase 70% a base de cálculo do ICMS para gado vivo

Em acordo firmado com o Conselho de Política Fazendária (Confaz) nesta segunda-feira (11), o Tocantins aderiu ao ICMS nº 114/22, alterando o Convênio de nº 19/22.

Isso significa que o Tocantins está autorizado a reduzir o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) em até 66,67% sobre as operações de saída interestaduais realizadas com gado bovino.

“O Tocantins vinha passando por um momento um pouco conturbado na pecuária, com preços baixos e pouca procura. Com essa medida em que o estado autoriza a adesão a esse convênio, vamos dar mais competitividade para o nosso produtor”, pontuou o secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado (Seagro), Jaime Café.

O líder da Seagro destaca que essa demanda vem do setor produtivo, dos produtores, dos pecuaristas e das empresas de leilão.

A tratativa tem como objetivo a negociação do boi vivo com os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Roraima, Santa Catarina e São Paulo, conforme o documento publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (12).

Ainda de acordo com o texto, “os estados do Acre, Alagoas, Rondônia, Sergipe e Tocantins ficam autorizados a estabelecer limites e condições para a aplicação do disposto neste convênio, de acordo com o previsto na legislação tributária estadual”.

O secretário da Fazenda, Júlio Edstron Secundino, considerou a adesão ao Convênio 114/22 como uma vitória ao Tocantins. “O convênio prevê uma redução na alíquota do gado. Estamos preocupados com toda a cadeia produtiva, e nesse sentido, entendemos que a assinatura desse convênio, já publicado no Diário Oficial, possibilita que o mercado do gado no Tocantins continue a progredir e, dessa forma, haja um ciclo produtivo de arrecadação do estado sem penalizar os produtores“, afirmou.

Anúncio do Governo do Tocantins

No dia 30 de maio deste ano, o Tocantins havia informado sobre a redução da base de cálculo do ICMS para gado vivo, que hoje é de 12%. Essa redução era esperada pelos pecuaristas. Com ela, a alíquota atual vai ficar em aproximadamente 4,7%.

Este convênio entra em vigor nesta terça-feira em decorrência de sua publicação e ratificação nacional no Diário Oficial da União.

Do AFNotícias 

***


error: Conteúdo Protegido