Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora

Mais de 1.000 candidatos a brigadista fazem prova física em oito cidades do Tocantins
Mais de 1.000 candidatos a brigadista fazem prova física em oito cidades do Tocantins

Palmas foi o local que recebeu mais candidatos, com um total de 306 inscritos, seguido de Araguatins com 205, Araguaína com 134, Gurupi, 116, Porto Nacional, 109, Colinas do Tocantins com 77, Dianópolis com 60 e, por último, Paraíso do Tocantins, com 56 candidatos.

Os 1.063 inscritos vão disputar as 80 vagas disponíveis distribuídas nos oito municípios do Estado, sendo: 16 vagas para Palmas e 10 para cada uma das cidades de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Colinas do Tocantins, Araguatins e Dianópolis. Já para Paraíso do Tocantins serão 4 vagas.

Nesta segunda-feira (30/5) é o Teste de Aptidão Física (TAF) na unidade bombeiro militar para a qual o candidato se inscreveu. De caráter classificatório e eliminatório, o TAF visa avaliar a capacidade do candidato para o desempenho das atribuições referentes às exigências próprias da função de brigadista.

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

O Teste de Aptidão Física (TAF) consiste em caminhada de 2.400 metros, transportando uma bomba costal cheia d´água, pesando aproximadamente 24 quilos. O prazo máximo para conclusão da prova é de 30 minutos, não sendo permitido correr, apenas caminhar. O objetivo da prova é avaliar a resistência muscular e aeróbica, e a capacidade cardiorrespiratória do candidato

O TAF começou às 7h da manhã em todas as cidades. Em Palmas, a prova será no 1° Batalhão de Bombeiros Militar -1º BBM, localizado na Quadra 403 Sul, Avenida LO-09 com Avenida NS-05.

A seleção de brigadistas temporários é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh),  com recurso repassado via Termo de Execução Descentralizada – TED, da Semarh, na ordem de um milhão e trezentos mil reais para a contratação de 80 brigadistas florestais temporários.

Os selecionados poderão receber uma indenização para custeio de despesas pelo trabalho, cumprindo jornada de 12 horas e descansando no mínimo o equivalente ao dobro das horas de serviço voluntário cumprido. O edital completo pode ser acessado no site do CBMTO e da Defesa Civil Estadual.

CURSO DE FORMAÇÃO

Os classificados serão convocados para matrícula no Curso de Formação de Brigadistas de Incêndios Florestais, a ser realizado entre os dias 06 e 10 de junho, nas sedes das Unidades do CBMTO. O curso será ministrado na modalidade presencial e contará com aulas teóricas e práticas, com carga horária de 36 horas, sendo que as formações poderão acontecer no horário diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.


error: Conteúdo Protegido