A terceira onda de contaminações pelo novo coronavírus no Tocantins já apresenta elevação de 900% nos primeiros 20 dias de 2022. Somente nos últimos três, conforme os boletins epidemiológicos divulgados pela SES – Secretaria Estadual de Saúde – foram confirmados 5 mil, 520 novos portadores da Covid-19 em todo o estado.
Entre as maiores cidades, Palmas, Araguaína e Paraiso apresentaram aumentos exorbitantes e passaram a adotar medidas restritivas que estão em análise em outros municípios e também a nível estadual.
Nos três últimos boletins Palmas registrou 1.368 novos contaminados; Araguaína contabilizou 884; e Paraíso 387. Como 5ª maior cidade do estado, Paraíso superou Gurupi e Porto Nacional, 3ª e 4ª, respectivamente.
Internações e óbitos
Mesmo com uma média móvel diária mais alta que no grande pico da segunda onda vivenciada em 2021, o total de internações e óbitos está muito abaixo e os especialistas atribuem ao efeito das vacinas.
Início do ano letivo
Em virtude dos problemas causados pelas enchentes, epidemias e pandemia, o Governo do Estado resolveu adiar o início das aulas presenciais do dia 1º para o dia 14 de fevereiro.
***