Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora

Espalhe essa notícia

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), lançará oficialmente o programa 'TO Saúde', que irá oferecer o serviço de Telemedicina gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado.

O evento ocorrerá nesta terça-feira (18), às 10h30, por meio de uma live que será transmitida pelos canais de redes oficiais do Governo do Tocantins.

O Tocantins é um dos primeiros estados da região Norte do Brasil a lançar essa solução inovadora de telemedicina, seguindo os exemplos exitosos de outros estados e países que já utilizam o apoio dos recursos tecnológicos na área da saúde.

No Brasil, estados como Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Goiás, Pernambuco, Amazonas e Minas Gerais já utilizam a telemedicina na saúde pública.

Telemedicina

A telemedicina é uma modalidade de exercício de medicina a distância, por meios digitais de comunicação. Permitida de forma restrita desde 2002 por resolução do Conselho Federal de Medicina, a prática foi expandida a todo o país por uma portaria do Ministério da Saúde e, depois, ratificada pela Lei 13.989.

A medida permite que profissionais da saúde ofereçam consultas online enquanto durar a pandemia do coronavírus. A expansão da telemedicina é vista como benéfica por permitir atendimentos a distância em um momento em que o isolamento social é decisivo na contenção do novo coronavírus. 

O atendimento remoto proporciona ainda outras vantagens: diminui a distância geográfica e o isolamento; facilita a vida de pacientes com mobilidade reduzida e o acompanhamento de doenças crônicas; possibilita o acesso a diferentes especialistas; e contorna a escassez de profissionais. 

Veja mais

+ Governo troca operadora do Plansaúde, muda nome e implanta serviço de telemedicina

Fonte: AFNoticias
Crédito de imagem: Médico na frente de computador / Foto: Tiago Delgado


Espalhe essa notícia
error: Conteúdo Protegido