Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora



Dos 139 municípios do Tocantins, Rio Sono é o último colocado no ranking de imunização da população contra a covid-19. A cidade é administrada pelo prefeito reeleito Itair Martins (DEM) e fica na região nordeste do estado.

O município já recebeu do Governo do Estado o total de 940 doses da vacina contra o novo coronavírus. Porém, apenas 339 foram aplicadas até esta sexta-feira, dia 9 de abril, sendo 274 da 1ª dose e só 65 da segunda dose.

Com essa lentidão, a imunização atingiu apenas 4,23% dos moradores. O município possui 6.488 habitantes, segundo a estimativa mais recente do IBGE.

Outro fato negativo é que o site da prefeitura de Rio Sono (riosono.to.gov.br/)  está totalmente desatualizado e não tem nem uma informação sobre as ações de combate à pandemia, nem mesmo o boletim epidemiológico que deveria ser divulgado diariamente. A foto principal que aparece no site foi publicada ainda em 18 de novembro de 2019, convidando os moradores para a temporada de praia daquele ano.

Por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público do Tocantins (MPTO), todas as informações referentes à pandemia, bem como os gastos, deveriam ser amplamente divulgados e disponibilizados numa aba de fácil acesso na página principal do site da prefeitura. É o princípio da transparência na gestão pública.

Até mesmo os telefones de contato da prefeitura e e-mails disponíveis no site parecem estar desatualizados. A reportagem tentou ligar no telefone da Secretaria de Saúde, informado no site (63 99941-3204), mas a ligação foi redirecionada para a caixa postal. Já o endereço eletrônico (riosono2017@hotmail) parecer não existir mais, pois a mensagem voltou sem ser entregue ao destinário. Assim, a reportagem não conseguiu explicações a respeito da lentidão na vacinação. O espaço continua aberto.

O atual prefeito de Rio Sono, Itair Martins (DEM), assumiu o cargo em abril de 2018 após a renúncia de Dr. João, que pretendia disputar a eleição para deputado estadual naquele ano. Itair foi reeleito nas eleições 2020.

Fonte: AFNoticias
Crédito de imagem: Itair Martins, prefeito de Rio Sono (TO) / Foto: Divulgação


error: Conteúdo Protegido