Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora

Espalhe essa notícia

Uma análise preliminar realizada pela Secretaria da Saúde do Tocantins (SES-TO), considerando os dois meses do processo de imunização contra a Covid-19, aponta eficiência dos imunizantes no que tange à redução de mortes entre os vacinados. Os dados são do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Tocantins (CIEVS-TO), Gerência de Imunização e Integra Saúde.

PRIMEIRA DOSE DA VACINA

Segundo os dados, desde 18 de janeiro, quando iniciou-se a vacinação no Tocantins, dentre a população acima de 80 anos, 20.171 pessoas já receberam a primeira dose, o que corresponde 84% do total deste público alvo, que é de 23.948. Neste grupo foram registrados 17 óbitos, ou seja, de todos que receberam a primeira dose, cerca de 0,08% contraíram e foram a óbito por covid-19. Durante o período de avaliação, o Estado registrou 108 óbitos entre pessoas acima de 80 anos, sendo que 91 ainda não tinham sido imunizados.

2ª DOSE DA VACINA: SUCESSO TOTAL

Já entre as pessoas deste grupo (acima de 80 anos) que receberam a segunda dose – no total de 7.077 – não foi registrado nenhum óbito, representando 100% de redução da mortalidade dentre os imunizados com duas doses.

“É uma análise preliminar, mas daremos continuidade ao monitoramento dos dados. Até o momento, pelos números apresentados, é evidente a eficácia da vacina, pois não houve a ocorrência de óbitos em pessoas acima de 80 anos que foram vacinadas com as duas doses” pontuou o secretário Edgar Tollini.

O secretário reforçou ainda que “mesmo após vacinar é preciso manter todos os cuidados, uso de máscara e distanciamento social, visto que a pandemia se encontra em fase aguda”, concluiu Tollini.

Vacinômetro

O Tocantins já recebeu do Ministério da Saúde (MS), 166.600 doses de imunizantes e 119.844 já foram distribuídas aos 139 municípios tocantinenses.  Até a manhã desta quinta-feira (18), segundo dados da Gerência de Imunização, 81.057 pessoas foram imunizadas contra a Convid-19 no Estado, sendo 57.510 com a primeira dose e 23.547 com a segunda.

Fonte: AFNoticias
Crédito de imagem: Vacina reduz em 100% mortes entre idosos que receberam a 2ª dose no Tocantins / Foto: Marcos Sandes


Espalhe essa notícia
error: Conteúdo Protegido