Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora

Espalhe essa notícia

Dos 17 leitos de UTI Covid que foram bloqueados por falta de materiais e medicamentos essenciais para o tratamento dos pacientes nos três maiores hospitais públicos do Tocantins, o Instituto Saúde e Cidadania (HG), responsável pela gestão, comunicou na manhã desta quinta-feira (21) o desbloqueio de cinco leitos na Capital, após a diretoria-geral do Hospital Geral de Palmas (HGP) fazer o empréstimo dos materiais que estavam em nível crítico.

Contudo, os outros 12 leitos nos Hospitais Regionais de Araguaína e Gurupi continuam impossibilitados de receber novos pacientes acometidos pela covid-19, e só serão liberados após o reabastecimento dos estoques.  

O risco de desabastecimento de materiais e insumos foi ocasionado por falta de pagamento do Governo do Estado. O instituto tem notas fiscais em atraso referentes aos meses de novembro e dezembro de 2020. Os trabalhadores contratados pelo ISAC, que atuam na linha de frente de combate à pandemia, também estão com os salários de dezembro atrasados.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que concluiu a análise da prestação de contas do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), como também a conferência das notas fiscais emitidas, e o processo já foi encaminhado à Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para pagamento ainda nesta quinta-feira (21).

Diante da promessa, o ISAC afirmou que já iniciou as conversas com fornecedores para fazer o reabastecimento em caráter de urgência.

O instituto esclareceu ainda que os leitos foram bloqueados visando, exclusivamente, garantir a assistência adequada aos pacientes que já estão internados.

Materiais e medicamentos emprestados pelo HGP:

Soro fisiológico 100 ml

Soro fisiológico 250 ml

Soro fisiológico 500 ml

Quetiapina 25 mg

Risperidona 1 mg

Rocurônio

Pancurônio

Fentanil 10 ml

Midazolam 50

Linezolida

Meropenem 1 g  ou meropenem 500 mg

Fluconazol bolsa

Tazocim

Dobutamina

Noradrenalina

Clexane 60

Amiodarona ampola

Colchicina 0,5 comprimido

Bromoprida ampola

Acetilcisteína 600

Seringa de 20 ml

Gazes

Equipos bomba de infusão Lifemed

Fonte: AFNoticias
Crédito de imagem: ISAC é responsável pela gestão dos leitos de UTI Covid nos três maiores hospitais / Foto: Divulgação


Espalhe essa notícia
error: Conteúdo Protegido