Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora



Após uma manhã de calor intenso, os palmenses foram surpreendidos por um fenômeno incomum no Tocantins, na tarde desta sexta-feira (08). Uma chuva de granizo foi registrada por vários moradores da região central de Palmas. As imagens chamaram a atenção e viralizaram nas redes sociais.

"Gente tá chovendo granizo em Palmas, não acredito (sic)", disse uma morada da quadra 104 Norte, em tom de surpresa, durante a gravação das imagens.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve prejuízos ou quaisquer incidentes provocados pela chuva de gelo.

VÍDEO

Vídeo

Como se forma a chuva de granizo?

As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.

A chuva de granizo, no entanto, não acontece nas regiões polares. O motivo? É que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador.

"E ela só aparece nas regiões mais quentes", explica Mario Festa, professor de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo. Isso acontece porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e alto índice de umidade relativa do ar, mais raro nos países frios.

A ocorrência do granizo, portanto, é mais frequente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo

gradativamente ao longo das regiões tropicais, extratropicais e temperadas.

"Por isso, em algumas épocas do ano é até possível ter chuva de granizo na Escandinávia, mas é raro. Já nos polos, realmente, nunca foi registrada", diz o professor.

A pedra de gelo tem, em média, 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, mas isso pode variar. Nos Estados Unidos, na década de 1970, foi registrado um granizo com 14 centímetros de diâmetro, com 750 gramas.

Fonte: AFNoticias
Crédito de imagem: Apesar da surpresa, a chuva não causou maiores incidentes / Foto: Reprodução AF Notícias


error: Conteúdo Protegido