Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora



Um jovem de 21 anos foi encontrado morto com uma corda no pescoço na porta da própria casa em Ananás, norte do estado. O caso ocorreu no início da manhã desta segunda-feira (7/12).

Lucas Alves morava com a mãe e tinha problemas com álcool. Segundo informações apuradas, o jovem estava consumindo bebida alcoólica há mais de uma semana.

A Polícia Militar registrou a ocorrência e a perícia compareceu ao local. O corpo foi recolhido ao IML de Araguatins.

Fator álcool relacionado ao suicídio

Apesar de ser um tema delicado é necessário discutir o suicídio, até porque 90% dos casos podem ser prevenidos. Pesquisadores da Universidade São Paulo (USP) estudaram um fator bastante associado a esse problema: o consumo de álcool.

Eles analisaram os exames toxicológicos de 1.700 pessoas que se mataram entre 2011 e 2015 na cidade de São Paulo. Os dados foram coletados do Instituto de Medicina Legal.

30,2% das amostras acusava algum grau de teor alcoólico no sangue. Entre os homens, a porcentagem chegou a 34,7%. Ou seja, aproximadamente um terço das pessoas que tiraram a própria vida havia ingerido pelo menos alguns goles momentos antes desse ato.

Um dos líderes do estudo, Raphael Eduardo Marques Gonçalves afirma que o objetivo era problematizar essa associação para que mais pesquisas sejam realizadas, principalmente na área de saúde mental. “Queremos auxiliar na elaboração e implantação de estratégias preventivas e, assim, reduzir o número de suicídios e dos custos relacionados”.

A Organização Mundial da Saúde recomenda as seguintes ações para a redução, de modo geral, dos problemas relacionados às bebidas alcoólicas:

  • Regulamentação mais rigorosa ou eliminação das propagandas de bebidas alcoólicas
  • Aumento das restrições à disponibilidade das bebidas alcoólicas, reduzindo os horários em que podem ser adquiridas
  • Implantação de leis para dirigir após beber, envolvendo a medida da concentração de álcool no organismo através de pontos de checagem da sobriedade
  • Provisão de intervenções psicossociais breves para pessoas que fazem uso arriscado ou prejudicial de bebidas alcoólicas.

Fonte: AFNoticias
Crédito de imagem: O rapaz foi encontrado na porta de casa / Foto: Divulgação


error: Conteúdo Protegido