Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora



O Ministério da Infraestrutura (MInfra) anunciou na tarde desta terça-feira, 1º de dezembro, que autorizou a contratação de obras no Aeroporto de Araguaína, norte do Tocantins.

A primeira etapa, já autorizada, atende à necessidade de regularização das faixas de pista do aeroporto, conforme determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e está orçada em R$ 13,5 milhões.

A segunda etapa das obras, que compreende a reforma do aeroporto, ainda depende da elaboração do projeto básico pela prefeitura. O total do investimento do Governo Federal está estimado em R$ 49 milhões.

VEJA TAMBÉM

O projeto básico dessa 1ª etapa foi elaborado pelo município, com apoio de consultoria da Infraero, e prevê a regularização de faixa de pista, área de segurança nas cabeceiras da pista de pouso e decolagem (RESAs), nova drenagem e cerca operacional. Os investimentos visam a futura operação instrumentada de aeronaves de grande porte.

O terminal de Araguaína é administrado pelo município e tem potencial de operar mais de 150 mil passageiros por ano.

O edital de licitações deverá ser publicado pelo município nas próximas semanas, e o cronograma prevê a conclusão dessas obras em 12 meses, com início previsto logo após o período chuvoso, tendo em vista grande volume de terraplenagem necessária.

Sobre as demais obras previstas no Termo de Compromisso, o município trabalha na estruturação de um termo de referência/projeto básico para contratação dos projetos, que atenderão a ampliação e reforma do terminal de passageiros, reforma da seção contraincêndio, recuperação de pavimentos, auxílios à navegação, dentre outros.

A previsão é de que esse edital para contratação de projetista seja publicado no 1° semestre de 2021.

Fonte: AFNoticias
Crédito de imagem: Avião no aeroporto de Araguaína / Foto: Marcos Sandes


error: Conteúdo Protegido