Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora



Os boletins de urna das Eleições Municipais de 2020 começarão a ser emitidos a partir das 17h (horário de encerramento da votação) deste domingo (15), data do primeiro turno do pleito.

A partir desse horário, serão divulgados os resultados das votações para todos os cargos, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções verificadas.

Até o dia 18 de novembro (três dias após o primeiro turno), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve disponibilizar em seu portal na internet a opção de visualização dos boletins de urna recebidos para a totalização, assim como as tabelas de correspondências efetivadas, observado o horário de encerramento da totalização em cada unidade da Federação.

Repositório de dados

Já até o dia 20 de novembro, a Justiça Eleitoral deve disponibilizar os resultados das votações no Repositório de Dados Eleitorais (RDE) e na página de Estatísticas das Eleições 2020.

O Repositório de Dados Eleitorais é uma compilação de informações brutas das eleições, voltada a pesquisadores, imprensa e pessoas interessadas em analisar os dados de eleitorado, candidaturas, resultados e prestação de contas, entre outros.

No campo “Resultados”, os arquivos estarão divididos em duas categorias: Boletins de Urna e resultados totalizados – que incluem arquivos de votação nominal e para partido/legenda por município e zona eleitoral.

Acesse o DivWeb.
Acesse a plataforma Resultados.

Mais ferramentas

Outros dois aplicativos que também ajudam na transparência do processo eleitoral estão disponíveis para dispositivos móveis (smartphones e tablets). O app Resultados possibilita que qualquer pessoa acompanhe e obtenha os resultados das eleições em sua cidade a partir dos votos já apurados.

O outro aplicativo é o Boletim na Mão, que disponibiliza uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais, possibilitando que o eleitor atue como um fiscal das ações durante o pleito.

Os dois aplicativos podem ser instalados gratuitamente em qualquer dispositivo móvel, bastando apenas ter acesso às lojas Google Play e App Store.

Baixe o app Resultados (iOS e Android).
Baixe o app Boletim na mão (iOS e Android).

Fonte: AFNoticias
Crédito de imagem: Apuração dos votos começa a partir das 17 horas de domingo / Foto: Divulgação


error: Conteúdo Protegido