Um homem foi peso pela Polícia Federal nessa sexta-feira (06) em Araguaína, na região norte do Tocantins, suspeito de ser o cabeça de um esquema de distribuição de drogas para as regiões norte e nordeste do Brasil. De acordo com informações apuradas pela Agência Tocantins, o grupo supostamente utilizava diversas aeronaves para levar cargas de cocaína pelos estados do Pará, Tocantins e Piauí, entre outros.
A investigação faz parte da operação chamada de “Esquadrilha Abutre”, desencadeada pela PF. A Polícia Federal não informou o nome do suspeito, mas disse que ele é conhecido pela alcunha de “Cabeludo”.
Ainda segundo a PF, o grupo liderado pelo homem, supostamente, transportava cocaína da fronteira do Brasil com a Bolívia no estado de Rondônia para uma fazenda localizada em São Félix do Xingu (PA). Depois, a droga seguia em veículos para outros estados.
A prisão aconteceu após o suspeito viajar de Araguaína para Rondônia em uma aeronave. A Polícia Federal então começou a monitorar os passos do homem, que teria pousado com as drogas na fazenda do Pará durante a última semana.
Segundo a PF, após o transporte aéreo ele ainda fez o papel de batedor para o deslocamento de uma carga de 815 kg de cocaína. A droga foi apreendida pela Polícia Militar em Tucumã (PA), na madrugada da última quinta-feira (5), dentro de uma caminhonete.
A Polícia Federal continuou a investigação e localizou o suspeito no momento em que ele chegava em uma casa em Araguaína, nesta sexta-feira (6). O suspeito ainda apresentou um nome falso, mas foi identificado e preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

Condenado
A PF informou que em 2019 o suspeito foi alvo de outra operação que investigava o tráfico de drogas por meio de aeronaves – a operação Cardeal. Os investigadores apuraram que o esquema criminoso utilizavam seis aeronaves e pelo menos 15 veículos.
O homem, inclusive, foi condenado a 40 anos de prisão por tráfico de drogas, mas estava foragido.
As investigações da Operação Esquadrilha Abutre continuam para identificação de demais envolvidos.

Fonte Por: Alessandro Ferreira Fonte: Redação | Agência Tocantins
Crédito de imagem: Carregamento de cocaína apreendido pela PM no estado do Pará – Foto: Divulgação/Pebinha de Açúcar