Escute a rádio online agora:

Ascom/ Campanha Eleitoral

Nosso sistema de educação tem que ser para todos e por isso investimos em educação inclusiva, aliando educação regular com a educação especial, para que as crianças com algum tipo de deficiência fossem inseridas no ambiente escolar. Para isso cuidamos da estruturação física das escolas e capacitamos os nossos professores para lidar com esses alunos”, conta Joaquim Maia, candidato à reeleição a prefeito de Porto Nacional, que trabalha para que a educação inclusiva de Porto Nacional insira as crianças na sociedade, independentemente de suas limitações físicas (surdez, cegueira ou paralisia) ou cognitivas (patologias ou síndromes que causam algum tipo de retardo mental), pois defende que esse é um passo fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Cristiane Araujo Pacheco Pinheiro é mãe do Nicolas de cinco anos, uma criança especial e que requer cuidados específicos para se desenvolver. Diante disso, ela fala que percorreu diversas escolas privadas e seu filho não foi aceito por nenhuma, somente no Centro Municipal de Educação Infantil Dona Aparecida Bertan Venturini (Cmei Aparecida) é que teve sua demanda atendida. “O Cmei Aparecida é muito importante para toda a minha família, porque o Nicolas sempre precisou interagir com outras crianças, para ter isso eu andei em todas as escolas particulares da cidade de Porto e todas recusaram acolher ele por falta de estrutura e foi aqui no Cmei Aparecida que nos receberam de braços abertos”, comemora.

Cristiane conta que procurou escolas particulares para o filho estudar, mas somente o CMEI Aparecida Venturini acolheu seu filho especial

Cristiane diz que Nicolas tem uma cuidadora escolar exclusiva para ele, pois o menino precisa de cuidados específicos para se desenvolver socialmente e cognitivamente. “O Nicolas quando chegou aqui ele não sorria e ele começou a sorrir; ele não levantava antes, hoje ele levanta sozinho; ele não andava, hoje tenta dar passinhos e tudo isso porque ele interage com as crianças e recebe todo o cuidado das professoras”, destaca.
Cuidador escolar
“Além de capacitarmos professores para o ensino inclusivo, também investimos em cuidadores escolares por acreditar que esse profissional é necessário para que a rotina dos estudantes com necessidade de cuidados especiais seja tranquila e bem aproveitada”, explica o candidato à reeleição a prefeito. Os cuidadores escolares são os responsáveis por ajudar as crianças desenvolverem tarefas que ainda não conseguem realizar sozinhas, garantindo segurança, bem-estar e melhor adaptação no ambiente escolar.