Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora



Do Portal thiagovalua.com

O Ranking Connected Smart Cities 2020, mais importante estudo sobre cidades, destacou Porto Nacional como a 5ª mais inteligente e conectada do Brasil. Capital da Cultura e do Agronegócio, a cidade conquistou, ainda, o 1º lugar no eixo Meio Ambiente/Região Norte. Foi destaque ainda em Saúde e Governança.

De 08 a 10 de setembro aconteceu o evento nacional Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020, mais importante iniciativa de cidades e mobilidade do Brasil. Durante a Cerimônia de Abertura do evento que contou com a participação de autoridades, representantes de empresas e especialistas nacionais e internacionais, foi divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2020. O estudo, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, está na 6ª edição e mapeia todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

O Ranking Geral é definido pela avaliação dos Eixos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Saúde, Educação, Empreendedorismo, Governança, Economia, Segurança e Energia. Porto Nacional marcou a 145ª posição no Ranking Nacional. Quando analisada somente a região Norte do Brasil, Porto Nacional Aparece em 5º lugar. Comparando apenas cidades Tocantinenses Porto Nacional Fica atrás apenas de Palmas e Gurupi, estando em 3º lugar.

Dentre todas as cidades Brasileiras que possuem entre 50 e 10 mil Habitantes, Porto Nacional apresenta-se como a 29ª em maior potencial de desenvolvimento dessa categoria no Brasil.

Meio Ambiente é Destaque. Pela 3ª vez nos últimos quatro anos Porto Nacional foi escolhida a melhor gestão ambiental da região Norte do Brasil (36ª em todo País). Porto Nacional mais uma vez tem se destacado com uma gestão ambiental séria e comprometida com esta e as futuras gerações, nos últimos quatro anos a cidade atualizou toda sua legislação ambiental municipal, implantou o novo licenciamento ambiental, implementou procedimentos e ações de fiscalização bem como educação ambiental.

Ocupou ainda espaços em conselhos e associações estaduais e federais de regulação, planejamento e defesa do meio ambiente, tais como COEMA-TO (Membro representando os municípios do Tocantins), CBHLP-TO (Presidência do Comitê), ANAMMA (Diretoria Nacional do Bioma Cerrado) e CONAMA (Representando os municípios da região Norte).

A cidade foi destaque ainda em âmbito nacional nas categorias: Saúde (74º), Governança (75º), Mobilidade e Acessibilidade (160º), Segurança (183º) e Urbanismo (193º).

O ranking completo pode ser consultado aqui e o documento pode ser baixado para leitura clicando aqui.

 

 

 


error: Conteúdo Protegido