Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora

Espalhe essa notícia

Da Ascom

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) convidou ciclistas e representantes de vários grupos de pedal da Capital e do interior para uma reunião, onde apresentou uma minuta de Projeto de Lei, que busca regulamentar medidas de segurança e proteção para os adeptos do esporte. O parlamentar também ouviu as demandas da classe e recebeu deles sugestões para o aperfeiçoamento do projeto.

A proposta de Ayres dispõe que sejam instaladas placas de advertência nas rodovias estaduais, orientando quanto a atenção com os ciclistas, bem como a revitalização de acostamentos. Segundo Ayres, é nítido o crescimento do número de ciclistas em todo o Brasil e, infelizmente, com esse número também tem crescido os acidentes. “Precisamos pensar a segurança dos ciclistas no trânsito, promover ações de conscientização e proteção dos atletas e daqueles que usam a bicicleta como meio de transporte”, destacou o parlamentar.

Os participantes da reunião sugeriram que também fosse solicitada a limpeza e manutenção dos acostamentos das rodovias nas entradas das cidades, locais utilizados para treino, por alguns ciclistas e que nas placas seja destacada a necessidade da manutenção da distância de 1,5 metro entre o carro e o ciclista, como determina a legislação de trânsito.

Outros encaminhamentos pontuados por Ayres, foram a necessidade da realização de uma audiência pública com os órgão de segurança, trânsito, infraestrutura, dentre outros, para debater o assunto e a possibilidade da criação de um comitê específico para tratar o assunto.

Crescente do Ciclismo no Estado
Segundo a Pesquisa Perfil do Ciclista (2018), o principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte para 53% dos entrevistados em Palmas é a falta de segurança no trânsito, seguido por 28,8% que reclamam da falta de estrutura adequada. Segundo a mesma pesquisa, 43,9% dos ciclistas, utilizam o transporte sete dias na semana, mostrando como o transporte é essencial na vida cidadã no Tocantins, não somente como esporte, mas também meio de mobilidade urbana.

Vítimas fatais
Nos últimos 30 dias, dois casos ganharam repercussão no Estado, com os acidentes fatais envolvendo ciclistas, que levaram a morte de 4 atletas.

 


Espalhe essa notícia
error: Conteúdo Protegido