Escute a rádio online agora:

Texto: Umbelina Costa

Fotos: Dornil Sobrinho, Matheus Ferreria e Dir. TI

Secretaria Municipal da Comunicação


verao.portonacional.to.gov.br
 este é o endereço da plataforma “multifunctional”, inédita no Tocantins, que abriga o Projeto Porto Verão 2020 – 100% Digital. Lançada no dia 1º de julho, a ferramenta disponibiliza aos internautas: lives, inclusive musicais; a programação semanal do projeto; um breve relato da cidade, que no dia 13 de julho completa 282 anos de história e 159 de emancipação política; a história de vida do sanfoneiro Antista do Acordeon, um dos homenageados; Espaço Félix Camoa, que traz indicações de gastronomia e artesanato, Liquida Porto e o Boiuna Tech, campeonato de jogos online e Hackaton; galeria de fotos das praias Porto Real e Luzimangues, de 2017 a 2019; além de links das secretarias municipais e parceiros do Porto Verão 2020. Todas as apresentações tem tradução em Libras – Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa foi idealizada pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) e desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação da Prefeitura de Porto Nacional.

A plataforma digital Porto Verão 2020 está ‘clean’, sem excessos. As lives do dia estão em destaque na ‘home page’, assim como a programação completa, diária e semanal, com dias, horários e eventos, de 1º a 31 de julho. Mais de 70 shows serão transmitidos, através das lives musicais.

A compilação de todas as informações ficou por conta de profissionais altamente capacitados, servidores das secretarias municipais da Cultura e do Turismo e da Comunicação, que trabalharam diuturnamente para que tudo saísse perfeito.

Três câmeras filmam tudo que acontece no Palco Antista do Acordeon, onde foram montados os cenários para todas as lives da programação virtual, direto do Centro de Convenções Vicente Alves de Oliveira, Comandante Vicentão, na orla da cidade.

Como sempre foi, as praias estariam funcionando a todo vapor, recebendo visitantes – turistas e a comunidade local – para curtir o sol e a água doce do Tocantins. A economia local estaria ainda mais acelerada; bares, restaurantes e hotéis, seguindo um fluxo diferente e mais interativo; e as riquezas e belezas naturais do Município sendo descobertas. Mas, em tempos de pandemia foi preciso readaptar, ressignificar, refazer, e acreditar que ‘digitalmente’ também daria certo. O mundo online está sendo uma importante janela de oportunidade para realizar uma programação diferenciada e adaptada às condições impostas pelo isolamento social.

“O objetivo é não deixar passar, não deixar de fazer, realizar e, por isso, inovamos fazendo de forma digital. Trouxemos o Projeto Porto Verão 2020 – 100% Digital para dentro das casas dos portuenses, dos tocantinenses, dos brasileiros e de todo o mundo, através da internet. Não teremos praias, mas teremos parte da programação que aconteceria nelas, como as lives musicais. Pegamos a Flip do zero e conseguimos avançar muito com a Semana da Cultura. Diante da pandemia, procuramos nos atualizar, de maneira virtual, e já é um sucesso”, destacou o secretário Municipal da Cultura e do Turismo de Porto Nacional, Arnaldo Bahia.

Sec. Mun. de Cultura e Turismo: Arnaldo Bahia.

39ª Semana da Cultura e 3ª Flip

Dentro da programação do Porto Verão 2020 está a 39ª Semana da Cultura e a 3ª Flip – Feira Literária Portuense – Pontes entre o Passado e o Futuro – eventos 100% digitais que vão acontecer de 09 a 14 de julho. A Flip é a primeira do Tocantins e de toda a Região Norte do país, nesse formato. São mais de 600 obras lietrárias e mais de 200 escritores. Na programação, o Espaço Carlos Drummond de Andrade traz apresentações culturais e musicais, abertura oficial com a entrega da Comendas Mestre Adelino Gonçalves e Dr. Francisco Ayres da Silva, palestras, documentários, oficinas, lives, e a comemoração do aniversário de Porto Nacional.

No Café Literário Moraes Moreira terão apresentações culturais e musicais, palestras, lançamentos de obras literárias, homenagens a personalidades que fizeram e fazem história em Porto Nacional, vídeo-aulas, mesas redondas, rodas de conversa, ‘momento UFT’ e apresentações das escolas municipais. Tudo através de lives. E no Palco Antista do Acordeon, as lives solidária e musical e, ainda, ações da Secretaria Municipal da Comunicação (Secom).

Patronos 

No link ‘Patrono Nacional e Regional’, os homenageados Carlos Drummond de Andrade e Célio Pedreira, e suas obras.

No Espaço Livro e Leitura Tião Pinheiro recebe 500 livros, 240 escritores e lançará centenas de obras literárias de escritores portuenses, tocantinenses e de outros Estados. Tem também editoras, livrarias e distribuidoras importantes, como a Psicoteste, Veloso, Semente do Verbo, Mundo Gospel, GEP, Educar Livros, Livraria Espírita Caminheiros de Jesus, Expressão Popular, ABC, Bookafé, EDUFT, Nagô e Agnus Dei. Sebastião Pinheiro é jornalista, escritor e é considerado um dos mais importantes poetas da literatura regional.

As Academias de Letras do Estado, igualmente, participam do evento. São elas: Academia de Letras e Artes de Porto Nacional (ALAPORTO), Academia Palmense de Letras (APL), Academia Gurupiense de Letras (AGL) e Academia Dianopolina de Letras (ADL).

O Espaço Juarez Moreira Filho homenageia o romancista, uma das grandes personalidades da literatura tocantinense, sendo escritor regionalista atuante no Estado. Ele também compõe a ALAPORTO, foi vice-presidente da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e autor homenageado na Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), em 2011. Nessa categoria está contada a história da Academia de Letras e Artes de Porto Nacional, seus membros, patronos e patronas, acadêmicos e acadêmicas. Um breve relato interessantíssimo.

Dentro do link da 39ª Semana da Cultura e 3ª Flip, os internautas também podem viajar na história da Comendas Dr. Francisco Ayres da Silva – tradição na cidade e faz parte das celebrações de aniversário da cidade – e Mestre Adelino – maior Título Honorífico concedido pelo Município, a pessoas engajadas e que tenham contribuído para o movimento cultural portuense e tocantinense.

Biblioteca Eli Brasiliense 

A galera virtual também pode conhecer a história da Biblioteca Municipal Eli Brasiliense, ver arquivos fotográficos que marcaram épocas em Porto Nacional, conhecer o canal do Youtube ‘Ideatre Audiovisual’, os documentários ‘Operário das Letras: Artistas do Canto’ e ‘Luthier’, arte e entretenimento com o Blog do Farias Júnior, Curta Palmas e o Teatro PetraGold, a galeria de artes Rosalino Ferreira dos Santos, e a breve história de Porto Nacional, Berço da Cultura do Tocantins – O Antigo e o Moderno em uma única cidade.

“Desenvolver a plataforma do Porto Verão foi um desafio aceito pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Porto Nacional, coordenada pelo diretor, Garibalde Nunes Costa Neto. Falo ‘desafio’, porque foi algo novo inclusive para mim. Apesar de já desenvolver sites há algum tempo, esse foi bem diferente. A atualização de informações é constante, muitas lives durante o dia, sem contar com os recursos tecnológicos que precisam estar funcionando em harmonia, para que tudo fique pronto para publicar na plataforma. A funcionalidade depende muito da agilidade da equipe técnica também. Recursos como internet, backup, segurança e atualizações no servidor em que consta a plataforma, são exemplos de trabalhos internos realizados pela equipe de Tecnologia da Informação que contribuem diretamente para que o meu trabalho visual aconteça, ou seja, para que o site do Porto Verão esteja disponível e funcionando corretamente”, explicou a Analista de Tecnologia da Informação, Raiane Santos Tavares da Silva.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo e com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação, a Secretaria Municipal da Comunicação (Secom) entra com toda a parte jornalística e de divulgação. Profissionais jornalistas, designers, fotógrafos, cinegrafistas, repórteres e editores de vídeo se revezam em três turnos, para a prazerosa demanda de divulgação da plataforma Porto Verão 2020 – 100% Digital. Diariamente, a grande equipe alimenta o site oficial da Prefeitura de Porto Nacional www.portonacional.to.gov.br, as redes sociais Facebook (Prefeitura de Porto Nacional) e Instagram (@prefeituradeportonacional) e a imprensa local, estadual e do país, com matérias, fotos, vídeos e lives transmitidas ao vivo.

Reuniões diárias são realizadas com os profissionais das pastas envolvidas com o Projeto, para que tudo seja e esteja alinhado, evitando falhas. A comunidade merece o melhor.

Por trás das câmeras, uma mesa de corte de imagens, um streeamer – profissional responsável por transmitir os conteúdos para a plataforma – dois computadores, cabos HDMI, iluminação e tablets. Tudo ajustado e redondinho, para a melhor trasmissão cultural online que o Tocantins já teve.