Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora



Da Redação/O Paralelo 13

O Tocantins nasceu de uma luta secular, mas em pouco tempo institucionalizou os vícios inerentes aos caminhos que conduzem ao poder pelo poder. Num passado recente, essas disputas desabonadoras à história de muitos que se doaram por inteiro e esta causa libertária, muitos dos nossos representantes apequenaram conquistas, enodaram reputações e agigantaram os mal feitos, no que resultou na cassação de governadores, afastamento de desembargadores, e perda de mandato de congressistas. Esses fatos institucionais criaram abismos de relacionamento entre os poderes, jogando por terra a esperanças de um povo já desesperançoso.

Hoje, inegavelmente o Tocantins vivencia um novo modelo de governança, e muito disso se deve a postura de liderança do deputado estadual Antônio Andrade, presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, que com muita humildade, serenidade, ações propositivas, compreensão de colegiado e capacidade de gerenciamento, alavancou o parlamento tocantinense, rumo ao topo institucional, onde divide com os demais poderes a igualitária soma de suas responsabilidades.

O presidente da ALTO, Antônio Andrade, é solidários a  seus pares, e assim os reveste do respeito merecido, da solidariedade indivisível, da gratidão e do companheirismo inquebrável. Ele demostra entender que esta Casa de Leis, unida em seus propósitos, tem como função principal voltar suas ações em favor de um todo como sociedade, como povo representado. E é esse colegiado composto por homens e mulheres de lideranças incontestáveis, atados por elos que se fortificam, se destacam e se posiciona como instituição respeitada, admirada e acima de tudo fomentadora de grandes conquistas para todo o Tocantins.

O presidente Antônio Andrade nesses pouco mais de quinze meses à frente da Mesa Diretora da ALTO, além de fazer um chamamento para a convivência harmoniosa entre os poderes, o que resultou na viabilização de expressivos projetos administrativos, que vem impactando positivamente no desenvolvimento do Estado, somou ativamente na grade de suas conquistas, relevantes feitos administrativos, fazendo de sua gestão a mais produtiva da história deste parlamento estadual.

Em harmonia diuturna com seus pares, buscando sempre beneficiar a sociedade como um todo, nunca permitiu e não permite engavetar requerimentos, projetos e nem proposituras. Leva-os todos ao debate, à mesa das negociações, ao crivo das votações de alto grau democrático. Nunca esta Casa de Leis teve suas postas tão escancaradas para receber jornalistas, o povo, as entidades de classe, os membros da sociedade civil organizada, e principalmente os integrantes dos demais poderes, todos respeitosamente acolhidos dentro dos parâmetros do estado de direito e dos preceitos democráticos.

A Assembleia Legislativa do Tocantins é hoje uma usina de expressivas ações administrativas em favor da coletividade. Além de qualificar socialmente as emendas parlamentares, que na sua grande maioria vão para áreas importantes como Saúde, Segurança Pública e Educação, esse colegiado de deputados e deputadas tem favorecido as iniciativas que modernizam as relações sociais, políticas, culturais e econômicas dos demais poderes, que avançam em suas pretensões de produtividade, qualidade e sociabilidade.

Esta gestão, tão bem comandada pelo deputado Antônio Andrade, tem uma visão macro de governança, e é por isso que ele faz uso profissional da Comunicação, respaldando veículos, empresas publicitárias e a TV Assembleia, que vem promovendo visibilidade às ações parlamentares de seus pares e da própria instituição. Nunca antes esta Casa de Leis fez da democracia e da liberdade de imprensa e de expressão um elo tão forte de ligação, elegendo o respeito máximo para com jornalistas e comunicadores.

A Assembleia oferece cursos gratuitos por meio da Escola Legislativa.

A Escola Legislativa, na gestão Antônio Andrade saiu do papel. Hoje é uma fonte de conhecimento aberta aos mais necessitados, aos desamparados e eles agora tem nome, tem esperança, sonham com um futuro mais igualitário.  Antes da Pandemia, alunos do cursinho preparatório ofertado gratuitamente pela Escola do Legislativo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aprovados no processo seletivo em 2019, visitaram o presidente deputado Antonio Andrade, para agradecer-lhe a oportunidade.

Segundo a Escola do Legislativo, cerca de 30 por cento dos jovens que fizeram o cursinho foram aprovados em instituições de ensino públicas ou privadas, inclusive fora do Estado. Quase todos obtiveram aprovação em cursos de grande concorrência, como Direito, Enfermagem, Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Relações Internacionais, Biomedicina, Ciências Biológicas e Jornalismo.

Além disso, a ALTO, através da Escola do Legislativo, oferece outros cursos como Inglês intermediário – Favorecer o aprendizado de elementos de base do idioma inglês além de perfeiçoar, o listening, o writing e o reading, habilidades essenciais no conhecimento da língua. Curso de atualização de Conhecimento para Concursos – Visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da integração entre Assembleia e comunidade e ampliação das oportunidades de acesso à informação. Inglês avançado – Favorecer o aprendizado de elementos de base do idioma inglês além de aperfeiçoar, o listening, o writing e o reading, habilidades essenciais no conhecimento da língua.

Antônio Andrade e Virgínia Andrade

Ciente das dores que massacram as famílias enlutadas e que fragilizam as que continuam na luta contra o câncer, o deputado Toinho Andrade, também dedica boa parte das suas ações administrativas em favor do Hospital do Amor. Nessa batalha ele conta ainda com a força e a dedicação de sua esposa Virgínia Andrade, que como voluntária, vem prestando relevantes e imprescindíveis serviços em favor da construção de uma unidade desta renomada instituição em Palmas.

Virginia Andrade, além do Hospital do Amor, que recebe dela dedicação quase que total, também carrega no peito a responsabilidade, juntamente com dezenas de servidores da Assembleia Legislativa, também voluntariamente, para implementar ações de valorização e defesa da mulher, campanhas contra o câncer de mama, contra o coronavirus dentre outras manifestações de cunho social, o que faz dela um destaque admirável e a engrandece ainda mais como ser humano, como esposa, mãe e avó.

 Fonte: O Paralelo 13


error: Conteúdo Protegido