Escute a rádio online agora:

O combate à disseminação do novo Coronavírus chegou aos perímetros urbanos de Porto Nacional e Distrito de Luzimangues, no início da manhã desta sexta-feira, 15, em uma ação simultânea com orientações e entrega de panfletos. A campanha é desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde – Atenção Básica, Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, e com o apoio logístico da Guarda Municipal nas abordagens aos caminhoneiros.

A ação educativa e preventiva objetivou apoiar a categoria que trafega pelo Município passando por postos de combustíveis em pontos estratégicos da TO-050 e TO-080. Assim, os profissionais do transporte de cargas seguem trabalhando para garantir o abastecimento das cidades e a oferta de serviços essenciais neste momento de crise que o país vive.

De acordo com a diretora de Planejamento da Saúde, Bruna Mirelly, esses caminhoneiros também fazem parte do grupo prioritário para a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Além de serem imunizados, eles receberão orientações sobre os sintomas do coronavírus, prevenção e isolamento domiciliar ao retornar para casa.

“Os caminhoneiros que passarem por postos de combustíveis em pontos estratégicos de Porto Nacional e Luzimangues serão imunizados contra a gripe influenza e farão testes para diagnóstico da Covid-19, se necessário”, explicou.

Durante todo o dia desta sexta-feira, as equipes inseridas na ação trabalharam devidamente orientadas quanto ao cumprimento dos protocolos definidos pelas autoridades de saúde, em três pontos:

Em Porto Nacional, a ação conscientizou sobre como prevenir a transmissão do Coronavírus (Covid-19), com instruções de limpeza e assepsia das mãos e o uso de máscaras. Além de orientações da vacinação contra a Influenza.

Já em Luzimangues, as estruturas contaram também com profissionais da área da saúde para a realização de testagem sintomatológica rápida, identificação de casos suspeitos e vacinação contra a Influenza no local.

Esses caminhoneiros também fazem parte do grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Além de serem imunizados, receberam orientações sobre os sintomas do Coronavírus, prevenção e isolamento domiciliar ao retornar para casa.

Texto: Jornalista Luciana Macedo

Fotos: Dornil Alves e Matheus Ferreira 

Secretaria Municipal da Comunicação