O Tocantins que até bem pouco tempo era o último da lista no Tocante ao índice de infecção pelo novo coronavírus, chega à noite desta sexta-feira, 15 de maio, em situação absolutamente estarrecedora contabilizando 1.179 casos confirmados e 26 óbitos, com três mortes ocorridas nas últimas 24 horas.
Às voltas com o agravamento do quadro que prevê mais aquecimento nos indicadores, o Governador Mauro Carlesse decretou “Lockdown” em 33 cidades que apresentam sérios riscos. (Veja lista abaixo)
Os óbitos
Dos três falecimentos atribuídos a complicações advindas da Covid-19, apenas um consta no último Boletim Epidemiológico divulgado no começo da tarde. É o de uma paciente de 22 anos, moradora de Araguaína, que era asmática e tinha obesidade.
As outras duas mortes foram confirmadas durante a tarde, ambas na região central do Estado, notadamente, nas cidades de Paraíso e Porto Nacional.
Em Paraíso, a vítima é uma mulher de 57 anos que estava internada na UTI – Unidade de Terapia Intensiva – do Hospital Geral de Palmas (HGP). Agora o município soma três óbitos.
Já em Porto Nacional, o paciente é um caminhoneiro de 38 anos, sem comorbidades, que estava internado no Hospital Regional da cidade desde o dia 11 último. É o primeiro falecimento decorrente de complicações ocasionadas pela Covid-19 no município.
Lockdown: cidades afetadas.
Aguiarnópolis
Ananás
Angico
Aragominas
Araguaína
Araguatins
Augustinópolis
Axixá do Tocantins
Buriti do Tocantins
Cachoeirinha
Cariri do Tocantins
Carrasco Bonito
Colinas do Tocantins
Darcinópolis
Esperantina
Guaraí
Itaguatins
Luzinópolis
Maurilândia do Tocantins
Nazaré
Nova Olinda
Palmeiras do Tocantins
Praia Norte
Riachinho
Sampaio
Santa Terezinha do Tocantins
São Bento do Tocantins
São Miguel do Tocantins
São Sebastião do Tocantins
Sítio Novo do Tocantins
Tocantinópolis
Wanderlândia
Xambioá