Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora



A Prefeitura de Porto Nacional objetivando proteger ainda mais os cidadãos que residem no Distrito de Luzimangues, encaminhou uma equipe para fazer a desinfecção de espaços públicos como as unidades de saúde (UBS e Unidade Mista de Saúde Portal do Lago), Subprefeitura e na Estação de Integração. Os profissionais pulverizaram todos os ambientes com solução de hipoclorito de sódio, que tem alto poder desinfetante. Uma varredura úmida. Eles estavam com vestimenta adequada e usando EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. O trabalho foi manual, com uma bomba. Preferencialmente, a medida aconteceu em pontos com maior circulação de pessoas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda que, com a desinfecção, ao matar microrganismos em uma superfície após a limpeza, pode reduzir ainda mais o risco de propagação de infeções. As medidas de limpeza e desinfecção são fundamentais para contribuir na prevenção da transmissão da Covid-19.

A Saúde municipal tem estabelecido, de forma clara, os riscos relacionados à transmissão de agentes infecciosos existentes nos ambientes de trabalho, por isso estão sendo limpos e desinfetados com rigor.

O hipoclorito de sódio é um produto saneante, padronizado e autorizado pela Anvisa, para uso nas desinfecções.

Os profissionais de limpeza tiveram o cuidado de não abrir ou fechar portas com mãos enluvadas.

Uma recomendação importantíssima para todas as pessoas: higienize as mãos com álcool gel 70% (por 20 segundos) ou água e sabonete líquido (por 40 segundos) ao tocar superfícies (principalmente aquelas onde o contato com as mãos é maior).

Aumentar a frequência de limpeza dos ambientes; desinfetar com álcool a 70% locais frequentemente tocados como: maçanetas, interruptores, janelas, telefone, teclado do computador, controle remoto, elevadores e outros; manter os ambientes arejados e ventilados a maior parte do tempo; usar luvas de borracha próprias para limpeza, estão entre as recomendações de segurança pessoal e coletiva no combate ao novo Coronavírus.

Desta forma é possível evitar a dispersão de microrganismos veiculados pelas partículas de pó. Os panos de limpeza devem ser exclusivos para uso em cada ambiente. Portanto, panos usados na limpeza de banheiros não devem ser usados na limpeza de outros locais. Devem estar sempre limpos e alvejados.

Covid-19

A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo Coronavírus SARS-coV-2. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse seca e dificuldade para respirar, os quais aparecem gradualmente e geralmente são leves. A transmissão costuma ocorrer no contato com infectados, por meio de secreções, como gotículas de saliva.

Texto: Umbelina Costa

Fotos: Matheus Ferreira

Secretaria Municipal da Comunicação

 


error: Conteúdo Protegido