Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora



A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional está preparada para imunizar o grupo prioritário da segunda etapa da campanha de vacinação contra a Gripe – os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, e os povos indígenas. Cerca de 4 mil doses da vacina foram disponibilizadas para o Município.

A ação segue até o dia 08 de maio. No dia 09 já inicia a terceira etapa da campanha. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, incluindo Luzimangues, estarão atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. Os Distritos de Escola Brasil e Nova Pinheirópolis disponibilizarão a imunização todas as quintas-feiras nesses mesmos horários.

Os caminhoneiros devem comparecer aos postos de saúde e apresentar a CNH profissional nas categorias D e E, comprovando que exerce atividade remunerada (sigla EAR – exerce atividade remunerada); carteira da classe profissional; e o crachá funcional.

Para os profissionais que atuam nas froças de segurança e salvamento será necessário apresentar um documento que comprove a atuação nessas áreas, além do cartão vacinal.

As pessoas que estão privadas de liberdade serão imunizadas nos locais de detenção.

Sarampo

Junto com a vacinação contra a Gripe, a Secretaria de Saúde de Porto Nacional segue ofertando também a vacina contra o Sarampo para crianças de 06 a 11 meses de vida. Para isso faz um chamamento a todos os pais ou responsáveis que tem menores nessa faixa etária, que levem essas crianças para serem imunizadas.

São, no total, mais de 15,6 milhões de brasileiros que podem se beneficiar da segunda fase da campanha. A principal mudança ficou por conta da inclusão dos caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e a dos povos indígenas.

Primeira etapa

A primeira etapa da campanha, iniciada no dia 23 de março, imunizou só pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde.

Em Porto Nacional, de uma população idosa com 4.401 pessoas, 4.328 foram vacinadas. Uma cobertura de 98,34%. Os profissionais da saúde que somam no total 1.552 pessoas, foram imunizadas 1.133. Uma cobertura de 73%.

 

Texto: Umbelina Costa

Fotos: Matheus Ferreira

Secretaria Municipal da Comunicação


error: Conteúdo Protegido