Entre as 19h de segunda-feira (6) e as 18h de quarta-feira (8), os plantões da segurança pública em Porto Nacional foram acionados para atender a quatro ocorrências de tiros em via pública, sendo três na zona sul e um na zona norte da cidade.
O primeiro caso aconteceu no Setor Imperial que fica na saída sul, no começo da noite de segunda, ocasião em que a doméstica Luzinete Batista Pereira, 44 anos, residente na Rua 28, Quadra 192, estava em casa com um irmão de nome não divulgado e foram surpreendidos pelo autor que chegou de repente e começou atirar neles dois.
O homem conseguiu correr e não foi alvejado. Já a mulher foi atingida e um dos balaços ficou alojado no rosto. Ela foi socorrida por familiares e se encontra hospitalizada no HGP – Hospital Geral de Palmas.
Militares e peritos recolheram projéteis de calibre ponto-40 que foram entregues na 11ª CAPC – Central de Atendimento da Polícia Civil.
Nova Capital
Na noite terça-feira (7), moradores do Setor Nova Capital se assustaram com diversos disparos de arma de fogo em via pública. Policiais do 5º BPB foram chamados e encontraram na praça do setor uma motocicleta abandonada. Fizeram buscas na região, mas, não conseguiram localizar nenhum suspeito.
O veículo tinha queixa de furto registrada no plantão da Polícia Civil de Paraíso do Tocantins.
De volta ao Imperial
Por volta das 18 horas de quarta (8), um adolescente foi baleado e dois jovens eliminados em duas ocorrências seguidas com disparos de armas de fogo. Desta feita, os crimes ocorreram novamente no Setor Imperial.
Policiais Militares e socorristas do Corpo de Bombeiros foram acionados por um rapaz de 17 anos que estava sangrando com um ferimento de tiro no braço esquerdo. Ele disse que havia sido alvejado por dois desconhecidos que estavam em uma motocicleta e só escapou porque conseguiu correr para dentro dos matagais.
Enquanto estavam atendendo ao primeiro caso, as guarnições foram avisadas por populares que dois homens estavam caídos ensanguentados ao lado de uma motocicleta mais à frente, próximo a uma escola em construção.
Os homens já estavam mortos com perfurações de balas ponto-40 e 38 na cabeça e no tórax. Os peritos estiveram no local para o colhimento dos materiais e estudo sobre a possível dinâmica do crime. Logo em seguida autorizaram a remoção dos corpos para exames necroscópicos no IML local.
Os jovens foram identificados como Luan Arruda Gomes, 22 anos; e Robles Machado, 24 anos; ambos residentes em Cristalândia, região centro-oeste do Tocantins.
Investigações
Os casos estão sendo investigados pela equipe da 7ª DEIC – Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado.
Até agora sabe-se apenas que o primeiro atentado contra o casal de irmãos tem o autor identificado com mandado de prisão em aberto por homicídio. Os investigadores possuem indícios de vingança e pretendem concluir o inquérito nos próximos dias.
Apesar das coincidências das armas e do setor, até o momento não existe indicativo de ligação entre os crimes ocorridos no Setor Imperial.