Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora



O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, assinou decretos com medidas preventivas ao avanço do COVID-19 para a população de Porto Nacional, na manhã desta quinta-feira (19). Dentre eles, está o de número 148 de 19 de março, que proíbe pelos próximos 60, o corte de água por atraso de pagamento.

A medida também obriga a empresa a religar os que já estão sem os serviços e parcelar o débito em até 36 vezes.

Possivelmente temendo uma sequência de decretos dos gestores dos outros 46 municípios que atende no Tocantins, a empresa BRK Ambiental divulgou no final da tarde, portanto, 8 horas depois do anúncio oficial do gestor de Porto Nacional, uma nota comunicando a suspensão dos cortes por atraso de pagamento nos próximo 60 dias.

Estrategicamente, ao atender à medida baixada pela gestão portuense, a concessionária de água e esgoto busca evitar que os gestores dos outros 46 municípios adotem as mesmas medidas que também preveem a religação imediata de quem já estava cortado e o respectivo parcelamento do débito em até 3 anos.

Outros efeitos

Por sua vez, a ATS – Agência Tocantinense de Saneamento – que presta serviços na grande maioria dos municípios, também anunciou a suspensão nos cortes.

Já a ENERGISA – Concessionária de Energia Elétrica – que atua sob regulamentação federal anunciou que não seguirá as decisões estaduais e municipais ficando no aguardo de alguma medida advinda da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

Confira as notas

BRK

Com o avanço da pandemia imprevisível provocada pelo Coronavírus no Brasil, e a importância da sociedade ter acesso à água tratada para cumprir as medidas de higiene fundamentais para conter a disseminação da doença, em especial a frequente lavagem das mãos, a BRK Ambiental paralisou as ações de corte de água por falta de pagamento por 60 dias a partir de 19 de março de 2020.

A empresa acredita ser fundamental a união de esforços para proteger a saúde pública nesse momento crítico vivido pelo País e mantém seus profissionais atuando para garantir a entrega dos serviços de água e esgoto para toda a população.

A BRK reforça que o atendimento digital ou o serviço 0800 à disposição da população, também minimizam os riscos do avanço da Covid 19 e garantem o atendimento sem a necessidade de deslocamento do cliente para uma loja física

ATS

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informa que com o objetivo de fortalecer as medidas de prevenção ao novo coronavírus determinadas pelo governador Mauro Carlesse, não haverá por 60 dias cortes de água nas cidades atendidas pela autarquia podendo este prazo ser estendido.

Energisa

A Energisa está sensível ao avanço da pandemia do Covid-19 e atenta aos principais temas levantados pela sociedade e diferentes setores da economia. Todo o setor de energia está unido em diálogo aberto com o Ministério de Minas e Energia e a Aneel, agentes federais que regulamentam o setor de energia elétrica, para agir de forma estruturada, buscando o melhor para o país e garantindo que soluções para o segmento sejam pensadas em âmbito nacional, abordando todas as suas variáveis e implicações. Sendo assim, o Ministério de Minas e Energia instalou um Comitê Setorial de Crise para resguardar a saúde de servidores e, também, garantir o funcionamento dos serviços de energia. O Comitê irá articular, coordenar, monitorar, orientar e supervisionar medidas a serem adotadas pelos órgãos e agentes vinculados à pasta. A Energisa reconhece que o serviço de fornecimento de energia se torna ainda mais essencial neste momento e está tomando todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos seus colaboradores e clientes, incentivando também que o contato com a empresa seja realizado prioritariamente pelo site energisa.com.br, pela Gisa (atendente virtual pelo WhatsApp) e pelo aplicativo Energisa On. Vale ressaltar ainda que a companhia já conta com planos de contingência para garantir o fornecimento de energia elétrica e atender a todas as emergências.


error: Conteúdo Protegido