Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora



Os alunos  da EJA (Educação de Jovens e Adultos do Colégio Estadual Lagoa da Confusão tiveram uma aula diferente na noite de quinta-feira (12),  quando aquela unidade de ensino recebeu a visita ilustre do festejado  poeta, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins, que participou de uma Roda de Conversa em comemoração à Semana da Poesia.

Na oportunidade, Zacarias Martins promoveu um recital  de seu poemas, falou um pouco sobre a sua trajetória literária  e ministrou uma palestra de incentivo à leitura, tudo, de uma forma lúdica , sempre bem humorada e que encantou os alunos.

Martins também aproveitou para   promover a divulgação da segunda edição  do seu  livro de poesias,  “Pinga-Fogo” , lançado pela Editora Veloso. O escritor também sorteou vários livros de aurores tocantinense entre os alunos.

A diretora da unidade escolar, Elvânia Brito  disse também, que ficou maravilhada com a  participação  de Zacarias Martins com sua Roda de Conversa, que, segundo ela, contribuiu  de forma significativa para  despertar a autoestima dos alunos, ao mesmo tempo em que expôs, de  uma forma diferente e bem atrativa, sobre o hábito da leitura  e  a importância  do que esse hábito salutar tem no sucesso profissional das pessoas.

“Agradecemos a presença do Zacarias Martins que, de pronto, aceitou o nosso convite para participar dessa Roda de  Leitura que, certamente,  vai ficar guardada por muito tempo na memória dos nossos alunos”, afirmou a diretora.

Sobre o escritor

Paraense de Belém, mas residindo em Gurupi desde 1983,   Zacarias Martins é um escritor premiado e já recebeu várias condecorações e honrarias em reconhecimento a seu trabalho literário, dentre as quais, a  Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca   de Santo Amaro, no Grau de Comendador; Medalha de Mérito Cultural D. Pedro II; Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa do Tocantins; além da medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.

É membro fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras, além de ter integrado o primeiro colegiado  do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins.

O poeta já publicou seis livros de poesias e um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), obra indicada por  duas vezes para o exame vestibular da Universidade de Gurupi. Tem ainda participação em mais de 50 antologias literárias. Também está presente no “Almanaque Santo Antônio – 2020”,  da Editora Vozes, uma das maiores editoras do Brasil.

Ascom/Seduc


error: Conteúdo Protegido