Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora



Aline Maia – Primeira-Dama e Articuladora do Selo Unicef.

No Brasil, as mulheres ocupam 55% das vagas do funcionalismo federal, estadual e municipal, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Censo de 2010. Isso quer dizer que elas estão cada dia mais ocupando seu espaço no mercado de trabalho. No serviço público da Prefeitura de Porto Nacional elas também são a maioria. De mais de 2 mil e setecentos (2.700) servidores, 1.873 são mulheres, que representam 64,4% do quadro municipal.

Administradoras, contadoras, médicas, engenheiras, jornalistas, advogadas, enfermeiras, professoras, psicólogas, merendeiras, dentre outras, ocupam funções importantes. Elas também aparecem nos cargos mais exigentes como na Controladoria Geral do Município, nas Secretarias da Educação, da Assistência Social, e da Saúde, além de ocuparem dezenas de funções em setores como coordenadorias, chefias e direções de departamentos.

Nesse contexto, a primeira-dama Aline Maia destaca a importância do olhar de acolhimento que a mulher leva para a vida pública. “As mulheres são acolhedoras e exercem um trabalho diferenciado na sociedade”, pontuou.

Já a secretária municipal da Educação, Shyrleide Maia, responde atualmente por uma das maiores pastas do município, coordenando aproximadamente mil servidores. “É uma honra estar hoje à frente dessa pasta que é uma das maiores do município, e a responsável pela transformação social das nossas crianças”, refletiu.

À frente da Secretaria Municipal da Saúde, está Anna Crystina Brito, uma dessas mulheres que estão fazendo a diferença. Sob sua chefia estão 778 servidores e 113 prestadores de serviço de nível superior, com um total de 891.

“A cada dia estamos conquistando nosso espaço dentro do contexto social de comunidade, e também, de contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade”, comemorou.

Destaque especial também para a Secretaria Municipal da Assistência Social que conta com uma mulher na liderança, Sarah Mourão, à qual lembrou que todas as mulheres no funcionalismo público de Porto Nacional estão em seus cargos, devido às suas competências. E sob a sua chefia, estão 137 servidores.

A Prefeitura de Porto Nacional também parabeniza as 22.689 mulheres que residem no município, de acordo com último Censo Demográfico realizado pelo IBGE, em 2007. Elas representam 43% da população portuense.

Texto: Jornalista Luciana Macedo

Fotos: Dornil Sobrinho

Secretaria Municipal da Comunicação


error: Conteúdo Protegido