Assista-nos ao vivo as 13:30 de segunda a sexta, na TV Portal Microfone Verdade
Escute online agora


Primeira-Dama de Porto Nacional - Aline Maia.

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) sediou nesta sexta-feira, 14, uma grande reunião sobre a Articulação do Selo UNICEF e órgãos municipais para articular as ações rumo à conquista do Selo, dentre elas, a Busca Ativa Escolar, uma plataforma gratuita para ajudar os Municípios a combaterem a exclusão escolar. A Busca Ativa é desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Participaram das discussões, a Articuladora Municipal do Selo UNICEF e primeira-dama Aline Maia, o presidente da Casa dos Conselhos Manoel Olímpio, e representantes de várias instituições.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.

Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.

O Município de Porto Nacional tem como meta rematricular 95 crianças e adolescentes até o dia 30 de março de 2020. Muito trabalho tem sido feito, com a ajuda da Equipe Multidisciplinar da Semed e demais órgãos.

O coordenador operacional da Busca Ativa Escolar no Município, Valdeir Avelar, agradeceu o envolvimento de todos e enfatizou a importância desse trabalho em conjunto, e da parceria que vem sendo realizada.

“As escolas municipais estão preparadas para receber essas crianças e adolescentes. Existem vagas disponíveis para matrículas e profissionais capacitados. Fora da Escola Não Pode! É uma campanha de todos nós,” disse.

 

Texto: William da Luz

Fotos: Dornil Sobrinho

Secretaria Municipal da Comunicação


error: Conteúdo Protegido