Escute a rádio online agora:

Considerando a integralidade da unidade de cuidado, prevendo a união entre a qualidade do tratamento técnico e a qualidade do relacionamento que se desenvolve entre paciente, familiares e equipe. Isso é um atendimento humanizado à saúde e assim funciona a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porto Nacional e as Unidades Básicas de Saúde do Município, o que as tornam referência em todo o Tocantins.

Visto isso, de 2017 a 2019, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porto Nacional realizou 153 mil 568 consultas pediátricas e com clínico geral, de janeiro a dezembro dos três anos. Em 2017, 41.965; 2018, 51.492; e em 2019, 60.111. Os atendimentos e encaminhamentos foram 153 mil 568, entre emergência, observação clínica e pediátrica. Os acolhimentos e consultas de enfermagem foram 351 mil 604 atendimentos nos três anos.

As ações e serviços aos pacientes somaram 729 mil 709 atendimentos, de 2017 a 2019. Esses atendimentos referem-se a curativos, inalações, medicações, retiradas de pontos, sutura, glicemia capilar, aferição de pressão arterial, mapeamento de pressão arterial, troca de sonda, lavagem de ouvido, exames laboratoriais, eletrocardiograma, Raios-X UPA, Raios-X CEME, SAE e UBS, drenagem de abcessos, encaminhamentos, lavagem gástrica, prova do laço, pequena cirurgia, odontologia e oxigenoterapia.

O atendimento humanizado começa na recepção das unidades, quando os pacientes são recebidos com sorriso e empatia. Chamá-lo pelo nome; prestar atenção no que ele diz, olhando sem seus olhos; explicar como funciona o processo de atendimento e as reais expectativas; e ainda dizer “estou à disposição para qualquer dúvida” é o que diferencia o atendimento humanizado do atendimento comum. As pessoas estão sedentas de atenção.

Secretária Anna Crystina Brito

Os profissionais da Unidade recebem capacitação sobre Teste Rápido e fazem vários Cursos de Acolhimento em Rede de Atenção à Saúde, Fluxo de Atendimento Odontológico na UPA 24 horas e Oficina de Acolhimento e do Protocolo de Classificação de Risco. Essa iniciativa de cada vez mais habilitar os profissionais da saúde para cuidarem bem das pessoas, tem sido a mola-mestre da atual gestão municipal.

A equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de consultório dentário e auxiliares de serviços gerais passaram, frequentemente, por diversas capacitações e treinamentos.

O atendimento humanizado pode contribuir no processo de cura e de recuperação. Os pacientes respondem melhor aos procedimentos clínicos e se mantêm com a saúde mental fortalecida, fatores que são muito importantes para a melhoria do estado de saúde como um todo.

Referência em atendimentos no estado do Tocantins, a UPA Porto Nacional já atendeu excelentemente casos de saúde de grande complexidade, como a suspeita de Corona Vírus e fechar diagnóstico de meningite em crianças.

UPA-Investimentos

Um moderno aparelho de monitoramento cardíaco multiparâmetro foi adquirido pela Prefeitura de Porto Nacional através do tesouro municipal, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no setor Nova Capital. O aparelho, que já está em funcionamento desde a aquisição, analisa simultaneamente a frequência cardíaca com o traçado de eletrocardiograma, saturação de oxigênio, pressão arterial, temperatura e frequência respiratória do paciente.

Sob o comando da Secretaria Municipal da Saúde, a Unidade foi reformada e ampliada, proporcionando mais qualidade de atendimento aos usuários.

Para a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, “esse aparelho é de suma importância dentro da UPA. O monitor de sinais vitais multiparâmetro alia tecnologia, detalhamento, rapidez e precisão nos exames na sala de urgência e emergência”.

Ela também destacou que a Unidade de Pronto Atendimento do Município é referência a nível de Estado. “Uma ampla sala de Raios-X foi outra grande entrega que fizemos anteriormente, e que melhorou consideravelmente a rapidez nos serviços”, apontou.

 

Por Umbelina Costa/Secom-Porto Nacional