sábado ,19 agosto 2017
Página Inicial / Saúde / Vigilâncias estadual e municipais debatem Sistema Nacional e Educação Sanitária em Simpósio.

Vigilâncias estadual e municipais debatem Sistema Nacional e Educação Sanitária em Simpósio.

A Diretoria de Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em parceria com a Vigilância Sanitária de Palmas, vai promover no dia 2 de agosto, o Simpósio VISA INTEGRADA-TOCANTINS em comemoração ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária, um encontro voltado para profissionais cujas atividades tenham ligação com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

O Simpósio tem o objetivo de promover o debate entre profissionais ligados as atividades relacionadas à vigilância e a conscientização da população sobre a importância das ações de Vigilância Sanitária no dia a dia das pessoas. Com o tema “Sistema Nacional e Educação em Vigilância Sanitária” conforme explicou o diretor de Vigilância Sanitária Estadual, Thiago Botelho, o intuito é conscientizar a população para uma vigilância mais inclusiva e participativa. 

“Vamos debater sobre o sistema nacional, sobre a integração da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Vigilâncias Sanitárias (VISA) municipais e estaduais, e como essa integração poder proporcionar maior participação dos entes, na construção de normativas reguladoras da composição do sistema nacional” informou. 

Ainda segundo ele, a idéia é também estreitar a relação com a Anvisa e com as VISAS municipais “para que este sistema efetivamente desenvolva suas atividade em harmônia, beneficiando o setor regulado e conseqüentemente a população que terá um produto ou serviço de interesse a saúde, com mais segurança” explicou.

Educação em vigilância sanitária

O papel da Vigilância Sanitária é prevenir, diminuir e eliminar os riscos relacionados aos alimentos, produtos e serviços que, direta ou indiretamente, são oferecidos à população. Ainda segundo Thiago Botelho, a educação sanitária, é uma atividade de vigilância importante tanto para o setor regulado, como os comerciantes, por exemplo,  quanto para a população.

“Informar a sociedade sobre as atribuições e competências do órgão, fortalece a ações de Vigilância Sanitária, faz com que o cidadão consumidor sinta-se parte integrante dos processos de fiscalização, monitoramento e estimula o uso de canais de comunicação para sugestões e denúncias”.

Já para o setor regulado muitas vezes uma simples orientação por parte da Vigilância Sanitária é o suficiente para sanar problemas no processo de trabalho de uma determinada empresa. “Quem faz a regulação e diz que aquele produto ou serviço está apto para o consumo é vigilância, portanto ela tem um papel fundamental no dia a dia da sociedade. O simpósio vai marcar esta data e conscientizar a população de uma forma geral e também os governantes sobre a importância da Vigilância Sanitária” esclareceu o diretor, completando ainda que o intuito será o de desmistificar a idéia de que a vigilância é somente para inspecionar, regular e punir, e mostrar o papel educativo do órgão.

A realização do simpósio é em conjunto com as vigilâncias municipais. Foram convidados também órgãos como o Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil, Procon e Agência Estadual de Metrologia.

PROGRAMAÇÃO

08:30 – Credenciamento

09:00 – Abertura / Formação da Mesa

09:20 –  Atividade Motivacional / (IVA)

09: 40 – Apresentação de Vídeo/DOC VISA

Coffee Break

10h –  Palestra Sobre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e Educação em Vigilância Sanitária  – Edson Domagena (ANVISA)

11:40 – Mesa debates e Perguntas

12h – Encerramento.

Apresentação de experiências exitosas

14:00 – VISA Estadual – VISA DIGITAL

14:30 –  Palmas – REGULAÇÃO EM MEI

15:00 – Araguaina

15:30 – Debate

15:45 – Intervalo

16:00 – Tupiratins

16:30 – Paraíso – COMUNICAÇÃO EM VISA

17:00 – Encerramento

Sobre Portal MV

Jornal Digital de Porto Nacional, Tocantins. Criado em 2014, pelo jornalista e apresentador de Rádio e Tv, Aurivan Lacerda, para ser a extensão do seu programa MICROFONE VERDADE, na Internet.

Você pode Gostar de:

DIA FALCIFORME 01

Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme é comemorado nesta segunda; 19.

3.500 crianças nascem todo ano com Doença Falciforme no Brasil e cerca de 200 mil …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *