sábado ,19 agosto 2017
Página Inicial / Destaques / Porto Nacional e Gurupi ficam fora do ranking das cidades mais afetadas por doenças ligadas ao aedes.

Porto Nacional e Gurupi ficam fora do ranking das cidades mais afetadas por doenças ligadas ao aedes.

A Secretaria de Saúde do Tocantins divulgou o ranking das cidades mais afetadas por doenças ligadas ao mosquito Aedes aegypti no estado. A capital teve o maior número de casos de dengue e zika, mas Araguaína concentrou mais casos de chikungunya. Dos quatro maiores municípios, Porto Nacional e Gurupi não aparecem nas estatísticas.

O país vive um surto das três doenças e uma ampla campanha de combate ao mosquito está acontecendo em todos os estados.

O Tocantins registrou grande aumento nos casos de zika e chikungunya em 2016, enquanto a dengue caiu. O número de casos de zika cresceu mais de 30 vezes em um ano. Em 2015 apenas 56 casos haviam sido confirmados. Já em 2016 foram 1.688 ocorrências da doença. A febre chikungunya também disparou, passando de 14 casos, em 2015, para 348 em 2016, número quase 25 vezes maior.

Das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, só a dengue registrou queda, de 6.886 casos em 2015 para 6.037 no ano passado, 12% de diminuição. Para conter a situação foi montado um calendário de combate ao mosquito, com mobilizações todas as sextas-feiras.

Dengue

DENGUE 1

Das três doenças ligadas ao mosquito, a dengue é a que está presente há mais tempono Brasil. A Prefeitura de Palmas afirma que o número de notificações de casos suspeitos caiu entre 2016 e 2017, mas a cidade ainda lidera em número de casos. Ela é seguida por Araguaína, Colinas do Tocantins, Miracema do Tocantins e Guaraí. As cinco cidades estão concentradas na região centro-norte do estado.

Chikungunya

DENGUE 2

O número de casos de Chikungunya é maior em Araguaína do que em qualquer outra cidade do estado. No ranking, ela é seguida por Praia Norte, Colinas, Palmas e Guaraí. Chama atenção a presença de Praia Norte na lista, a cidade tem pouco mais de 8,2 mil moradores e é a menor entre todas que aparecem nas três listas.

Zika

DENGUE 3

Os casos de Zika são preocupantes especialmente para as gestantes, uma vez que a doença está ligada com o desenvolvimento da microcefalia em bebês. Palmas tem a maior quantidade de casos desta doença no estado, seguida por Colinas, Araguaína, Guaraí e Araguatins.

Da Ascom/Sesau

Sobre Portal MV

Jornal Digital de Porto Nacional, Tocantins. Criado em 2014, pelo jornalista e apresentador de Rádio e Tv, Aurivan Lacerda, para ser a extensão do seu programa MICROFONE VERDADE, na Internet.

Você pode Gostar de:

MISS TOCANTINS 2017 00

Jovem de Dueré representará o Tocantins no Miss Brasil 2017.

Acontece neste sábado, 19, em Ilhabela, litoral paulista, o Miss Brasil Be Emotion. O concurso, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *