domingo ,23 julho 2017
Página Inicial / Política / Paulo Mourão prestigia I Encontro Estadual da Juventude Camponesa.

Paulo Mourão prestigia I Encontro Estadual da Juventude Camponesa.

Pela primeira vez jovens de todas as regiões do Estado que vivem no campo, e participam de movimentos sociais, se reuniram em Palmas para debater os problemas cotidianos de suas comunidades, bem como discutir o momento atual de crise política e econômica no País. O deputado Paulo Mourão (PT) foi convidado e prestigiou na noite de domingo, dia 9, o I Encontro Estadual da Juventude Camponesa, que reuniu cerca de 300 jovens, entre os que vivem em assentamentos rurais, indígenas e quilombolas.

Paulo Mourão demonstrou sua preocupação com a questão da política dos territórios que, segundo ele, foi destruída pela governo Temer, deixando de promover a emancipação da cidadania no campo. Mourão também defendeu o fim das exclusões sociais das minorias: indígenas, quilombolas e comunidades negras.

O parlamentar fez questão de destacar a necessidade da garantia prioritária da educação no campo de forma alternada e completa. “Temos que ter como missão prioritária o ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior à juventude camponesa e ainda uma terceira prioridade que seria o processo do empreendedorismo rural dentro das comunidades, tornando-as produtivas, com a garantia da assistência técnica”, frisou.

Diante das discussões e propostas apresentadas no encontro, Paulo Mourão propôs a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, no segundo semestre, para apresentação das demandas propostas no encontro, a fim de buscar apoio dos parlamentares para dar suporte orçamentário para as políticas públicas definidas na carta elaborada ao final do encontro estadual.

DEPUTADO MOURAO 04Temáticas

O encontro começou sexta-feira, dia 7, quando foi feita uma análise da atual conjuntura política, culminando com o lançamento do Plano Popular de Emergência, pela Frente Brasil Popular, bem como a discussão de pontos como a  retirada de direitos dos trabalhadores pela reforma trabalhista e as Diretas Já!

No sábado, dia 8, eles participaram de discussões com lideranças jovens. Na ocasião foi feita uma cartografia social da juventude, sobre como essa juventude está inserida em seus territórios. Ainda teve debate sobre educação no campo e juventude, perspectivas, limites e desafios; além de oficinas temáticas sobre agro ecologia e cooperativismo; capoeira; pintura; saúde popular; e súcia. A programação de sábado encerrou com noite cultural e apresentação de artistas da terra.

No domingo, dia 9, os jovens participaram de mesa redonda sobre a criminalização dos movimentos sociais e a luta em tempos de golpe. Uma outra mesa redonda debateu sobre diversidade de gênero e sexualidade. A programação finalizou com apresentação teatral e mesa redonda sobre a história revolucionária da juventude. Na segunda-feira, dia 10, os jovens participaram de um ato público pelas ruas do centro de Palmas que marcou o encerramento do I Encontro Estadual da Juventude Camponesa. 

Da Ascom

DEPUTADO MOURAO 00 DEPUTADO MOURAO 01 DEPUTADO MOURAO 02 DEPUTADO MOURAO 03

Sobre Portal MV

Jornal Digital de Porto Nacional, Tocantins. Criado em 2014, pelo jornalista e apresentador de Rádio e Tv, Aurivan Lacerda, para ser a extensão do seu programa MICROFONE VERDADE, na Internet.

Você pode Gostar de:

IRAJA MONTE DO CARMO 00

Recursos destinados por Irajá Abreu chegam em Monte do Carmo: Asfalto no Setor Sol Nascente

Para a felicidade da comunidade do Setor Sol Nascente, do município de Monte do Carmo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *