Plantão
Saúde

Porto Nacional implanta Cartão da Família visando otimizar Atenção Básica de Saúde.

Publicado dia 15/05/2018 às 16h00min | Atualizado dia 15/05/2018 às 16h04min
O início dos cadastros acontecerá a partir de junho e terá 04 meses de implantação.

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, implantará o cartão da família. O documento será utilizado pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), e tem como objetivo cadastrar todos os moradores que utilizam o serviço do SUS no Município. O início dos cadastros acontecerá a partir de junho e terá 04 meses de implantação.

Melhor acompanhamento 

A secretária municipal da Saúde, Anna Crystina, explicou que a implantação ofertará uma melhor condição no atendimento dentro do Serviço Único de Saúde. “A rede municipal necessita ampliar os serviços de monitoramento e o cartão família trará maior controle e eficiência no processo de atendimento dos nossos pacientes. Conhecer nossa população e suas características e a complexidade de cada atendimento possibilitará para toda a nossa equipe fornecer um melhor serviço”, pontuou Anna Crystina.  

De acordo com a diretora da Atenção Primária, Dilce do Nascimento, o Município adotou este cartão seguindo uma diretriz da Política Nacional de Atenção Básica. “Estamos seguindo uma diretriz nacional, que orienta as equipes a cadastrar, acompanhar e monitorar as condições de saúde da população, observando que esse controle possibilitará conhecermos melhor o perfil epidemiológico e as particularidades de cada território e nos dará uma melhor capacidade de atuação”, frisou Dilce. 

Cartão da família 

Para fazer o cartão, o usuário deve procurar seu ACS – Agente Comunitário de Saúde, e somente o agente poderá fazer este cadastro, pois ele é o responsável pela confirmação dos dados dos pacientes e moradores do endereço informado. O cartão família será apresentado juntamente ao cartão SUS em consultas realizadas pela rede municipal.

 

Fonte: Por Willian da Luz/Secom