Segunda, 17 de junho de 2019
63984631128
Cultura

20/12/2018 ás 10h17

PortalMV

Porto Nacional / TO

Cineasta portuense lança documentário sobre primeiro Ginásio Estadual do antigo Norte Goiano.
A Instituição recebia crianças e adolescentes para cursar o grau de ensino que hoje é chamado de Fundamental II.
Cineasta portuense lança documentário sobre primeiro Ginásio Estadual do antigo Norte Goiano.
Primeiro Ginásio Estadual do antigo Norte Goiano em Porto Nacional.

O cineasta portuense João Luiz Neiva lançou nesta quarta-feira (19) o documentário Cem por Cento, que conta a história da criação do Ginásio Estadual em Porto Nacional, o hoje CEM Professor Florêncio Aires. O vídeo está disponível gratuitamente no canal da produtora audiovisual Idearte no Youtube (link abaixo).


A Instituição de Ensino recebia crianças adolescentes, atualmente a nomenclatura mudou ensino fundamental fase II. Foi a primeira fundada pelo Governo do Estado de Goiás no antigo norte goiano.


A criação se deu em 1945. De acordo com João Luiz Neiva, o Ginásio Estadual de Porto Nacional nasceu da necessidade de se implantar um ensino gratuito de qualidade para atender toda a região. “Um processo de criação, que teve como figura central o bispo da cidade, Dom Alano Maria de Noday, que usou de toda a sua influência para a criação do Ginásio Estadual: disponibilizando o prédio do antigo Externato São Thomaz de Aquino, moradia de sua eminencia para o funcionamento do estabelecimento de ensino, em 1946”, explica João sobre o papel do bispo Dom Alano.


Segundo o professor e escritor Durval Godinho: “refutando os ponderáveis obstáculos apontados pelo governo pouco inclinado à criação do sonhado ginásio, S. Rvma., propõe como realmente o fez, despejar-se juntamente com seus seminaristas do seu amplo Palácio Episcopal para que nele devidamente equipado e mobiliado para fins escolares, às expensas de S. Rvma., se transforma em sede do educandário”.


Confira o documentário: https://www.youtube.com/watch?v=YTmrZUdrhPo&t=161s

FONTE: Secom/Porto Nacional

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados