Vereador propõe criação de UPA veterinária em Gurupi; veja outros pleitos.
Sábado, 17 de novembro de 201817/11/2018
63984631128
Trovoadas isoladas
22º
28º
31º
Porto Nacional - TO
dólar R$ 3,74
euro R$ 4,27
MICROFONE VERDADE
GERAL
Vereador propõe criação de UPA veterinária em Gurupi; veja outros pleitos.
O autor da matéria justifica que além de uma ação humanitária, também é uma questão de saúde pública.
PortalMV Porto Nacional - TO
Postada em 07/11/2018 ás 07h59
Vereador propõe criação de UPA veterinária em Gurupi; veja outros pleitos.

Na primeira sessão ordinária do mês de novembro, realizada nesta terça-feira- ((06), no plenário da Câmara Municipal de Gurupi, foi lido o Projeto de Lei do vereador Eduardo Fortes (PSDB),  em que autoriza o Poder Executivo a criar uma Unidade de Pronto Atendimento Veterinário, denominado UPA VET, no município.


O parlamentar justificou que a problemática dos animais, além de tratar-se de questão humanitária, é questão de saúde pública e meio ambiente.  Fortes disse entender, dessa forma, que há a necessidade de instituição do Serviço de Hospital Veterinário Público no âmbito do município de Gurupi, garantindo, com plenitude, o atendimento veterinário e demais procedimentos principalmente para os animais da população carente e de baixa renda, evitando, assim, que algumas zoonoses possam contaminar pessoas que não têm acesso às clínicas particulares.


Reenquadramento na Saúde


Está sendo apreciado nas comissões da Câmara Municipal de Gurupi, o Projeto de lei de autoria do vereador Sargento Jenilson (PRTB),  que busca alterar o parágrafo único do artigo 7o, da Lei Municipal no 2267/2015, modificando anexo I e dá outras providências, que envolve a carreira dos profissionais da área da Saúde do Município, integrada pelos servidores efetivos das diversas áreas.


De acordo com  Sargento Jenilson,  a intenção do Projeto de Lei é no sentido de que haja o enquadramento dos servidores pertencentes ao grupo II, do anexo I, do texto original da Lei vigente, possibilitando assim a aplicação do princípio da isonomia, em que preconiza a igualdade perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza, incluindo os servidores do grupo II ao grupo III.


Mais divulgação dos conselhos municipais


Da bancada do PSB na Câmara de Gurupi,  o vereador André Caixeta,  deu entrada nu m Projeto de Lei que dispõe sobre a divulgação dos dados dos Conselhos Municipais na página oficial da Prefeitura e Câmara Municipal na internet e dá outras providências.


Caixeta esclarece que esse projeto de lei  foi apresentado no intuito de fortalecer os conselhos municipais, facilitando a participação popular junto aos conselhos e, ao mesmo tempo,  tornando o trabalho dos conselhos mais transparentes.


“A grande maioria da população não sabe quem são os membros dos conselhos municipais, quando e onde se reúnem e quais as pautas em debate a cada reunião. Com todas as informações contidas na internet, fica mais fácil o acompanhamento e participação dos cidadãos”, justificou o parlamentar.


Semana de prevenção à gravidez na adolescência.


O vereador Jair Souza (MDB), apresentou proposta na sessão da Câmara de Gurupi, realizada na manhã desta terça-feira (06), solicitando à Secretaria Municipal de Saúde, a  realização da Semana da Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência no município.


De acordo com o parlamentar, ainda é alto o índice de gravidez na adolescência em Gurupi,  destacando  que resolver  essa situação, é extremamente importante que o Poder Público continue trabalhando para que esse problema deixe de existir.


“Sabemos que adolescentes e até mesmo crianças são levadas à essa condição por vários motivos como a atividade sexual precoce, falta de comunicação em casa, estrutura familiar, questões psicológicas, maior exposição à banalização sexual, influência de amigos e conteúdos midiáticos, além de  falta de informação a respeito de métodos contraceptivos, violência sexual, dentre outros”,  explicou  Jair Souza.


Para o parlamentar, esses fatores precisam ser mais bem avaliados e trabalhados, a fim de que nossas crianças e adolescentes tenham um futuro sem maiores transtornos e com possibilidade de escolher melhor os caminhos para uma vida digna e segura.


Jair Souza  ressaltamos que o conhecimento, a conscientização e a prevenção ainda são os melhores meios para se evitar a gravidez indesejada.  “Afinal, essa situação pode resultar em consequências desastrosas para as adolescentes mães, para os recém-nascidos, para a família e para o Poder Público também”, finalizou o vereador.


 

FONTE: Por Zacarias Martins/Ascom
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô: