Dia do Médico tem comemorações e homenagens da gestão municipal.
Sábado, 17 de novembro de 201817/11/2018
63984631128
Trovoadas isoladas
22º
28º
31º
Porto Nacional - TO
dólar R$ 3,74
euro R$ 4,27
MICROFONE VERDADE
ESPECIAIS
Dia do Médico tem comemorações e homenagens da gestão municipal.
O Prefeito Joaquim Maia destacou a participação desses profissionais na melhoria da qualidade de vida da população.
PortalMV Porto Nacional - TO
Postada em 19/10/2018 ás 00h24
Dia do Médico tem comemorações e homenagens da gestão municipal.

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, parabenizaram os médicos da rede pública, que vêm fazendo um trabalho significativo no Município, proporcionando a evolução do sistema de serviços. A homenagem se deve ao “Dia do Médico”, que é celebrado anualmente em 18 de outubro.


O evento aconteceu no auditório da Diretoria Regional de Ensino (DRE), e reuniu diversos profissionais de saúde, além de acadêmicos do ITPAC/Porto. Na ocasião, foram homenageadas diversas personalidades que se destacam no desempenho da medicina em Porto Nacional.


Mensagem do Prefeito


Em mensagem à categoria, o prefeito Joaquim Maia acompanhado da primeira-dama Aline Maia, e da secretária da Saúde, Anna Crystinna Brito Bezerra, frisou a importância fundamental desses profissionais na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a participação deles na melhoria da qualidade de vida da população portuense.


“Eu me sinto até então realizado com o que temos feito na saúde, acredito que temos que melhorar, mas com a situação que nos encontramos, temos feito um trabalho que tem dado fruto. O atendimento humanizado é um dos grandes desafios da rede municipal e que, com certeza, eu sei que isso tem no coração de vocês. Obrigada a cada um pela dedicação. Nossa gestão tem focado muito nas ações, levando a saúde mais próxima da população, destaco ainda a importância de todos neste momento, pelo trabalho, cuidado e ética profissional”, destacou o prefeito Joaquim Maia.


Durante a cerimônia, todos puderam acompanhar uma homenagem, realizada pela diretora da Atenção Básica do Município, Maria Dilce do Nascimento. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal da Saúde convidou os médicos Eduardo Manzano e Célio Pedreira. Os dois representam um só amor pela profissão e pela poesia.


Humanização


De maneira especial o médico e escritor portuense, Célio Pedreira, trouxe vivências, experiências e reflexões que transitam pelo mundo do paciente, e da medicina, salientando a importância do contexto da humanização das áreas da saúde, que começa pelo encontro com o paciente. Para ele, esse é o ponto de partida imprescindível em qualquer tentativa de humanização.


“O paciente pode curar o médico. Pode acreditar, receba seu paciente e cuide dele. Porque em algum momento ele vai cuidar de você também. Pois é nessa vivência de cuidar, que também são curados”, refletiu Pedreira.


Ao comentar sobre o dia, o médico Eduardo Manzano considerou o momento muito especial para a categoria fazer uma reflexão sobre o seu trabalho. “Um dia como este, é um momento pra gente resgatar a relação médico-paciente, resgatar as condições melhores de atendimentos, e estamos de parabéns, fico satisfeito por estar aqui presente”, disse.


Papel fundamental


A secretária da saúde, Anna Crystina Brito Bezerra, evidenciou a importância da categoria para o bom desenvolvimento da saúde pública.


“É uma data especial. Esses profissionais desempenham um papel fundamental no sistema de saúde pública e no nosso caso, tem demonstrado o cuidado com a população portuense. Não poderia faltar a esta justa homenagem, é um gesto de agradecer por estarem caminhando conosco acolhendo nossa gente”, enfatizou Anna.

FONTE: Por Luciana Macedo/Secom
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
166