Quarta, 21 de novembro de 2018
63984631128
Educação

09/09/2018 ás 13h01 - atualizada em 09/09/2018 ás 14h00

226

PortalMV

Porto Nacional / TO

Desfile da Independência encanta população; fotos.
Vinte e quatro pelotões, formados por escolas e entidades, marcharam ao longo da Avenida Beira-Rio ao som de bandas e fanfarras.
Desfile da Independência encanta população; fotos.
VEJA EM VIDEOS

Uma grande festa cívica marcou as comemorações à Independência do Brasil nesta sexta-feira, 7 de setembro. A Secretaria da Educação da Prefeitura de Porto Nacional trabalhou com muita dedicação para a realização da tradicional solenidade.


A Avenida Beira-Rio reuniu milhares de cidadãos, entre estudantes, pais, professores, autoridades e comunidade em geral para prestigiar as escolas municipais e estaduais, fanfarras, Exército, Marinha, Polícia Militar, Associação dos Reservistas, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Grupo de Escoteiros, secretarias municipais, Apae, entre outras entidades.


Diversidade e encanto


O prefeito Joaquim Maia que estava acompanhado da primeira dama, Aline Maia, e ao lado de secretários municipais, parabenizou toda a equipe pelo trabalho, enfatizando o valor simbólico da data em que se comemora a independência nacional.


“Uma festa muito bonita, com a participação das escolas municipais, das entidades que são apoiadas pelo munícipio. Tudo aquilo que a gente tem desenvolvido dentro da nossa cidade sendo representada aqui, como também as próprias forças armadas, Marinha e o Exército, que estiveram aqui engrandecendo junto com a Guarda Municipal. Eu tenho certeza que hoje Porto Nacional mostrou a sua força através da sua cultura, e também numa demonstração de patriotismo, de organização, através da entrega de todos aqueles que compõem a estrutura do Munícipio para ajudar na realização desse grande dia”, enfatizou o prefeito.


Resgate ao civismo


Vinte e quatro pelotões, formado por escolas e entidades, marcharam ao longo da avenida entoados por bandas e fanfarras, caracterizados especialmente para a ocasião.


“Esse 7 de Setembro foi uma data muito especial porque o desfile ficou muito bonito, e a cada ano que passa a gente vai melhorando. É um momento que se promove um resgate ao civismo e ao sentimento patriótico, principalmente nas crianças e jovens. O envolvimento dos alunos, e de toda gestão, foi primordial para a realização dessa belíssima iniciativa", comemorou a secretária da Educação, Shyrleide Maia.


Cultura regional


Bandeiras e faixas foram exibidas, destacando a cultura regional, fatos históricos, além de ações e atividades desenvolvidas no Município. “Eu achei maravilhoso. Muita homenagem. Isso é muito bom, trazendo a memória a Porto Nacional antiga, a Porto Nacional presente. Mostrou também tudo aquilo que se tem feito nas secretarias, da Saúde, do Esporte, da Educação. Tudo isso é trazer a recordação e memória da gente, as coisas boas de nossa cidade”, frisou a pastora Vanda Marli Moura, que prestigiava o evento ao longo da avenida.


Para o secretário municipal da Cultura e Turismo, Arnaldo Bahia, o desfile cívico superou as expectativas.


“196 anos de independência, e Porto Nacional como sempre participando da história política do nossos país. E neste 7 de setembro, como podemos observar, um desfile diferenciado, com a participação de vários elementos fundamentais que fizeram e fazem parte da nossa história. Porto Nacional como sempre na vanguarda do tempo”, refletiu satisfeito.  


Apresentações


O ato cívico contou ainda com a apresentação dos soldados do Tiro de Guerra 11-005, de Porto Nacional, comandado pelo SubTenente João Aerton Brauner.


E com diferentes canções e ritmos a Fanfarra Estudantil "A Furiosa" do CEM Florêncio Aires, bem como a Fanfarra da Escola Marieta Pereira de Macedo deram um show de cidadania e musicalidade. 


A Banda de Música da Guarda Municipal Mestre Adelino, regida pelo maestro Alexandre, também foi destaque. 

FONTE: Por Luciana Macedo/Secom

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados