Paulo Mourão palestra para educadores e crava: educação é pilar do desenvolvimento.
domingo, 23 de setembro de 201823/9/2018
63984631128
Parcialmente nublado
23º
26º
36º
Porto Nacional - TO
dólar R$ 4,05
euro R$ 4,76
MICROFONE VERDADE
EDUCAÇÃO
Paulo Mourão palestra para educadores e crava: educação é pilar do desenvolvimento.
A conferência aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet), em Palmas.
PortalMV Porto Nacional - TO
Postada em 13/08/2018 ás 00h08
Paulo Mourão palestra para educadores e crava: educação é pilar do desenvolvimento.

Fotos: Antonio Gonçalves

Prioridade é educação para o deputado estadual Paulo Mourão (PT) que é pré-candidato ao Senado. Nesta sexta-feira, 10, ele ministrou palestra para professores e servidores da educação sobre a importância da área para o desenvolvimento do Tocantins e do Brasil. A atividade aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet).


A atividade contou ainda com a presença do professor Adão Francisco que é pré-candidato a deputado federal, da professora Clea Barros pré-candidata a deputada estadual e da pré-candidata a suplência ao lado de Mourão, professora Germana Pires Coriolano.


Na oportunidade Paulo Mourão alertou para a importância de buscar pessoas comprometidas com a educação para ocupar os espaços de poder e se disse orgulhoso por contar com a professora Germana, o professor Adão e a professora Clea no projeto dos trabalhadores e trabalhadoras para realizar a grande transformação do Tocantins.


Compromisso


“Temos duas áreas traumáticas no Brasil hoje, a Saúde, que estamos discutindo para ocupar a outra vaga de suplência, pois vejo que o processo da educação engatinha, não avança e o processo da saúde está na UTI. Quando tiver qualquer problema que eu não possa representar no Senado eu vou ter pessoas compromissadas com o que nós precisamos melhorar no Brasil, que é o que? Educação e Saúde”, ponderou.


Para o pré-candidato ao Senado Educação e Saúde são os princípios norteadores do equilíbrio da sociedade e “isso sempre está em processo de crítica, nunca se constrói a qualidade no atendimento em saúde no nosso país e nem se alcança a excelência educacional”.


Fazendo uma retomada ao processo de criação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Paulo Mourão lembrou que foi um processo de 12 anos de luta. “Tive a honra de ser o relator do projeto na Câmara Federal e conseguimos alcançar a vitória por abraçar a causa e ver os nossos esforços mudando a história do nosso estado”, salientou.


Mourão reafirmou o seu compromisso com a Educação. “Pretendo defender e prestar conta a um setor da sociedade que é um dos mais importantes, a Educação. Se tira a educação o que vira a sociedade? Não tem desenvolvimento, não tem relacionamento social. Não consigo entender como que ainda não é priorizada não é priorizada nos discursos e consequentemente não é priorizada na política pública”, alertou o pré-candidato, que na sua atuação parlamentar tem buscado solucionar os problemas da Educação Tocantinense.


Ao avaliar sua atuação na Assembleia Legislativa Mourão destacou projetos de sua autoria voltados a transformar a realidade da educação tocantinense. “Entre eles está a obrigatoriedade da realização de exame oftalmológico gratuito para os alunos das escolas públicas; o Parlamento Universitário, que estimula o jovem a debater as políticas do nosso estado, pois a democracia só é instrumento do desenvolvimento quando o cidadão e a cidadã resolvem fazer parte do processo decisório da nação”, frisou.


Educação contra violência


Outro ponto de destaque de sua atuação, e que Mourão destacou, foi o projeto que estabelece a obrigatoriedade da temática da violência contra a mulher no currículo escolar nas escolas estaduais. Ele comentou o fato da jovem encontrada morta em um matagal em Palmas na última quinta-feira, 9, com suspeitas sobre feminicídio, onde o autor teria sido o namorado.


Para ele é preciso, através da educação, contribuir para que atos de tamanha violência contra as mulheres sejam praticados. “Temos então que estimular esta discussão na escola, pois o feminicídio é uma das práticas na sociedade brasileira mais repugnantes que é possível visualizar”, avaliou Paulo Mourão.


Cidadão consciente


Aos trabalhadores da Educação o deputado prestou contas de sua atuação parlamentar lembrando que suas emendas foram destinadas para os dois setores prioritários do Tocantins: Educação e Saúde. “É visível a deficiência e como muitas vezes a sociedade não consegue participar dos debates, o que é de interesse da sociedade fica as vezes sem a prioridade, então eu busquei emendas para estruturar, mobiliar, reformar unidades educacionais, bem como investimos em capacitação dos profissionais da educação. O objetivo é alcançar a excelência do ensino no Tocantins”, afirmou.


Mourão convidou os presentes a ter consciência cidadã e citou o aplicativo para smartphone “Detector de Ficha de Político” como uma importante ferramenta a ser usada pelos cidadãos e cidadãs nas eleições deste ano.


“Estamos passando um dos momentos mais tristes da história política brasileira. É um momento aonde se feriu e fere a democracia prometendo uma ponte para o futuro, e essa ponte não existia, o que existia era o abismo da corrupção, dos desmandos. Por isso é hora do povo olhar para suas demandas e escolher aqueles e aquelas que as atenderão. Se nós não formos criteriosos, os que ferem a nossa democracia vão voltar”, finalizou Mourão.

FONTE: Ascom
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô: