Corregedoria Eleitoral inicia inspeção pela 3ª Zona.
Terça, 14 de agosto de 201814/8/2018
63984631128
Trovoadas
23º
28º
32º
Porto Nacional - TO
dólar R$ 3,87
euro R$ 4,39
PREFEITURA DE PORTO NACIONAL
GERAL
Corregedoria Eleitoral inicia inspeção pela 3ª Zona.
A ação é liderada pela corregedora do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente.
PortalMV Porto Nacional - TO
Postada em 03/08/2018 ás 09h42 - atualizada em 03/08/2018 ás 09h45
Corregedoria Eleitoral inicia inspeção pela 3ª Zona.

Os trabalhos de Inspeção Ordinária, realizados pela Corregedoria Regional Eleitoral, iniciaram nesta quarta-feira (1°/8), no Cartório da 3ª Zona Eleitoral, em Porto Nacional, para o acompanhamento das atividades no 1º grau de jurisdição e aferição in loco dos serviços no Cartório Eleitoral. A ação foi realizada pela corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente.


A inspeção foi toda acompanhada pelo juiz eleitoral Allan Martins Ferreira, e durante as atividades foram verificados quesitos envolvendo instalações físicas, organização do Cartório, cadastro eleitoral, filiação partidária, tramitação processual, recursos humanos e materiais.


Também foi realizada reunião com o magistrado e servidores para apresentação do Programa de Gestão da CRE-TO, do Portal da Transparência da Corregedoria (PortCre), do Sistema de Informações de Direitos Políticos – InfoDIP, além de outras informações.


Durante a tarde, sob a condução da desembargadora Ângela Prudente, foi realizada uma audiência pública com a participação de autoridades locais e comunidade interessada nos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral. Na oportunidade, todos puderam se manifestar, sugerindo inovações, reclamações e elogios.


“Em todas as inspeções, realizamos audiências públicas como esta, que possibilitam o conhecimento das demandas próprias de cada Zona, é também um importante momento de aproximação da Justiça Eleitoral com autoridades, representantes e comunidade em geral. A democracia se fortalece com a participação popular e com o bom funcionamento das instituições governamentais.  A Justiça Eleitoral é a instituição brasileira viabilizadora, mediante eleições, do exercício, pelo povo, de seu poder. Cuida, portanto, do processo eleitoral. Isso significa que se ocupa do conjunto das ações humanas necessárias para a concretização do exercício do poder político”, destacou a corregedora, desembargadora Ângela Prudente.


Autoridades


A audiência contou com a presença das seguintes autoridades: o promotor eleitoral, André Ricardo Fonseca Carvalho; o advogado Antonio Honorato Gomes, representante da OAB Seccional de Porto Nacional; a prefeita de Santa Rita, Neila Maria da Silva Moraes; o prefeito de Monte do Carmo, Arquivardes Avelino Ribeiro; o presidente do PSDB, Edilton Bezerra Monteiro; o representante do PROS, José Calazanes de Araújo, dentre outros populares e servidores que acompanharam a audiência.


nspeções


As inspeções ordinárias dos serviços cartorários estão regulamentadas pela Portaria 01/2015, de 13 de março de 2015 e fazem parte da rotina de trabalhos da Corregedoria Eleitoral para atuar preventivamente na verificação de existência de irregularidades ou abusos que devam ser corrigidos, assim como expedir orientações e determinar as providências a serem adotadas.


Nos trabalhos administrativos da inspeção são verificados os procedimentos de controle, organização, documentação, cadastro eleitoral, direitos políticos, filiação partidária, processos, livros, bem como instalações físicas do Cartório e demais procedimentos.


Cronograma


Em 2018, serão também inspecionadas as seguintes Zonas Eleitorais: 1ª ZE – Araguaína, 2ª ZE – Gurupi, 8ª ZE – Filadélfia, 9ª ZE – Tocantinópolis, 12ª ZE – Xambioá, 20ª ZE – Peixe, 27ª ZE – Wanderlândia, 32ª ZE – Goiatins e 34ª ZE – Araguaína.


Nesta sexta-feira (3/8), as inspeções serão realizadas na 26° ZE de Ponte Alta.

FONTE: Ascom/TRE
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô: