Saúde de Porto Nacional é premiada em Congresso Nacional de Secretários Municipais.
Terça, 14 de agosto de 201814/8/2018
63984631128
Trovoadas
23º
28º
32º
Porto Nacional - TO
dólar R$ 3,87
euro R$ 4,39
PREFEITURA DE PORTO NACIONAL
SAÚDE
Saúde de Porto Nacional é premiada em Congresso Nacional de Secretários Municipais.
Durante o evento ocorreu a 15ª Edição da “Mostra Brasil Aqui Tem SUS”.
PortalMV Porto Nacional - TO
Postada em 03/08/2018 ás 00h42
Saúde de Porto Nacional é premiada em Congresso Nacional de Secretários Municipais.

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Saúde, foi premiada no Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado de 25 a 27 de julho, em Belém (PA). O prêmio comprova a eficiência da rede municipal de saúde.


“A cidade de Porto Nacional está sendo reconhecida nacionalmente por parte do Ministério da Saúde”, comemorou a secretária da Saúde, Anna Crystina Brito Bezerra.


Projeto premiado


Concorrendo com 342 trabalhos, a experiência: “Diagnóstico Situacional: uma ferramenta que potencializa o planejamento e execução das ações e cuidado nas equipes de estratégia de Saúde da Família” foi premiada como a melhor experiência do Estado do Tocantins na 15ª Edição da “Mostra Brasil Aqui Tem SUS”, que aconteceu neste último final de semana durante o Congresso.


O projeto foi premiado após avaliação de um júri especializado, composto por 50 avaliadores.


De autoria da diretora da Atenção Básica do Município, Dilce do Nascimento, o projeto é de coautoria da secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito Bezerra. O trabalho também tem a participação do coordenador de saúde bucal do município, Paulo Célio Costa Galvão, da coordenadora de saúde da região norte, Rosângela Lima Rebelo, e da coordenadora de saúde da região sul e rural, Sarajanai Corado Lopes.


Para Anna Crystina, este é um momento de reconhecer que é possível remover os obstáculos. “Isso só reforça o trabalho que a gente vem fazendo com a equipe. Que é possível sim efetivarmos as políticas públicas se baseando em planejamento e organização do processo de trabalho. E tudo isso reflete na qualidade da assistência prestada aos usuários das unidades básicas de saúde”, destacou a secretária.


De acordo com a diretora da Atenção Básica, Dilce do Nascimento, o prêmio é mais um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos profissionais que se dedicam constantemente à comunidade. “Ficamos muito gratificados com esse resultado. Só foi possível porque a gente tem uma equipe que realmente está disposta a fazer mudança e transformar a história da saúde dessa cidade”, frisou Dilce.


Segundo a diretora, o planejamento e monitoramento foram fundamentais. “A gente desafiou a equipe para essa nova vivência, pois na história de Porto Nacional não havia ainda construção de diagnóstico. O trabalho era feito a partir de ações pontuais. Não havia planejamento, e a partir do momento que a gente identificou essa fragilidade e fez o desafio, a equipe abraçou e se dispôs a ir além e conhecer o novo”, enfatizou Dilce.


Documentário


A iniciativa vai virar documentário a nível nacional e ser publicado em todo o Brasil, como estímulo às equipes de estratégias em Saúde da Família. Além de influenciar gestores municipais de saúde a replicar as boas práticas e promover pautas positivas.

FONTE: Por Luciana Macedo/Secom
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô: