Projeto Horta Comunitária é inscrito no Prêmio Prefeito Empreendedor.
domingo, 21 de outubro de 201821/10/2018
63984631128
Muito nublado
23º
23º
31º
Porto Nacional - TO
dólar R$ 3,71
euro R$ 4,27
MICROFONE VERDADE
ESPECIAIS
Projeto Horta Comunitária é inscrito no Prêmio Prefeito Empreendedor.
O SEBRAE realizou visita técnica ao projeto para fazer avaliações e apresentar sugestões.
PortalMV Porto Nacional - TO
Postada em 26/07/2018 ás 23h56
Projeto Horta Comunitária é inscrito no Prêmio Prefeito Empreendedor.

Sebrae vista projeto da prefeitura de Porto Nacional.

Porto Nacional está se inscrevendo na 10ª Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, idealizado pelo SEBRAE. Com a iniciativa, o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena Empresa, pretende reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.


Nesta terça-feira (24), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Produção, recebeu a visita técnica do órgão, representada pelo consultor Gustavo de Paula, e pelo gerente regional da instituição em Porto Nacional, Rogério Maracaípe. A missão era avaliar o projeto “Horta Empreendedora”, inscrito pelo Município.


A equipe foi recebida pelo secretário da Produção, Jefferson Lopes. A horta está localizada no Setor São Vicente, ao lado da Escola Municipal Delza da Paixão. As hortaliças cultivadas no local serão fornecidas para a alimentação das escolas municipais, bem como da ILPI (Instituição de Longa Permanência de Idosos) Tia Angelina. A Secretaria Municipal da Educação é parceira do projeto.


Potencial


De acordo com o consultor do Sebrae Tocantins, Gustavo de Paula, a visita teve o intuito de conhecer a realidade local e, ao mesmo tempo, orientar a equipe que elaborou o projeto para fortalecê-lo, a fim de que ele seja atualizado para a competição.


“O Sebrae premia ações de iniciativas voltadas ao empreendedorismo por parte dos municípios. São várias categorias voltadas ao empreendedorismo. Desde desburocratização em aberturas de novos negócios, empreendedorismo nas escolas, compras públicas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar. Então tem uma série de ações desenvolvidas pelo município que pode ser qualificáveis como projeto Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. E aqui em Porto Nacional, nós identificamos essa ação como potencial pra inscrição do prêmio. O município tem muita chance”, explicou Gustavo.


O secretário Jefferson Lopes explicou que o projeto conta com parceiros e contribui para a formação das crianças.


“Temos hoje um projeto de tão grande valia voltado pra a alimentação saudável dos alunos escolares. Eu acredito que temos potencial para trazer o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor para a nossa cidade. O bacana é que a partir de agosto vamos fazer uma agenda com as escolas, onde os alunos passarão por aqui para ter aula prática, desde o preparo do solo até a produção final”, afirmou o secretário.


“Mas o diferencial são os parceiros. Nós estamos com uma grande quantidade de empresários, amigos, colaboradores, que estão contribuindo com o processo da horta. Para se ter uma base, todo o adubo que está aqui dentro da horta está vindo gratuitamente. Eu acredito que aqui sairá um resultado enorme já em agosto”, enfatizou Jefferson.


Horta Comunitária


Ocupando uma área de 5.500 m², serão cultivados: coentro, alface, cebolinha, pimentão, couve, rúcula, cenoura, beterraba, jiló, quiabo, tomate cereja e a melancia. “Estamos trabalhando a produção de forma orgânica, sem uso de adubo químico e nem agrotóxico”, falou o coordenador da equipe de mão-de-obra, Fagner Rocha.


O secretário Jefferson Lopes informou que o projeto conta com uma extensão na Escola Chico Mendes, na zona rural. “Inclusive, desde a semana passada o tratorista está lá gradeando o solo pra receber a extensão da horta”, complementou Jefferson.

FONTE: Por Luciana Macedo/Secom
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
116