Saúde Promove Arraiá com Grupo de Autocuidado em Hanseníase.
Terça, 25 de setembro de 201825/9/2018
63984631128
Muito nublado
24º
28º
33º
Porto Nacional - TO
dólar R$ 4,08
euro R$ 4,80
MICROFONE VERDADE
CULTURA
Saúde Promove Arraiá com Grupo de Autocuidado em Hanseníase.
O encontro teve como objetivo aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento, proporcionando momentos de lazer e troca de experiências
PortalMV Porto Nacional - TO
Postada em 27/06/2018 ás 23h33
Saúde Promove Arraiá com Grupo de Autocuidado em Hanseníase.

Arraiá em Porto Nacional

A secretaria Municipal da Saúde, por meio do Serviço de Assistência Especializada (SAE), promoveu nesta terça-feira, 26, na sede do órgão, uma confraternização de festa junina do Grupo de Autocuidado em Hanseníase, para portadores da doença e para profissionais da saúde. O encontro teve como objetivo aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento, proporcionando um momento de lazer e troca de experiências, além de festejar em grupo.


Durante a confraternização, a equipe do SAE transmitiu uma mensagem de acolhimento aos pacientes. O evento contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Anna Crystina Brito Bezerra, do coordenador do Programa Municipal de Hanseníase do SAE, Jessy Hamany Sousa Oliveira, da médica especializada do município, Dra. Célia Bastos, da responsável pela consulta de infectologia, Dra Maribel Fernández, da fisioterapeuta Hevelyn Ribeiro, da coordenadora dos programas de saúde, Andisléia Ribeiro Lima, e demais servidores.


Confraternização


“Hoje é só confraternização, e isso é muito importante pra gente agregar o paciente na questão do acolhimento”, refletiu a médica especialista do município na área de hanseníase, Dra Célia Bastos.O coordenador Jessy Hamany, ressaltou que encontro com o grupo de autocuidado de hanseníase acontece mensalmente com pacientes, ex-pacientes, e familiares, que já trataram hanseníase. “Realizamos esse encontro uma vez por mês, promovemos várias atividades, dentre elas, oficinas e palestras. Mas hoje aproveitando o clima junino, estamos fazendo com o arraiá do SAE”, destacou Hamany.


Atendimento humanizado


De acordo com a fisioterapeuta do Núcleo da Hanseníase, Hevelyn Ribeiro, a formação do grupo de autocuidado se faz relevante diante da necessidade de compreender essa ação no âmbito da humanização do cuidado, um elo entre rede de saúde e usuários. “É um grupo que a gente treina o cuidado em casa pra prevenção de incapacidades, além de vivências, onde cada um tem seu momento de expressar por diversas maneiras, por terapias em grupos, atividades artesanais, rodas de conversas. Nosso objetivo é que cada pessoa ajude a outra, com a experiência vivida. É um grupo de trocas de experiências que a gente percebe que melhora muito a sobrevida do paciente. Quando falo sobrevida, é em relação à sequela. Principalmente, ao preconceito”, disse a fisioterapeuta do SAE.

FONTE: Por Luciana Macedo/Secom
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
213