Quinta, 17 de outubro de 2019
63984631128
Geral

18/09/2019 ás 23h49

PortalMV

Porto Nacional / TO

Papa eleva Prelazia de Cristalândia a Diocese e nomeia primeiro bispo.
A transformação alterou os limites territoriais da Diocese de Miracema.
Papa eleva Prelazia de Cristalândia a Diocese e nomeia primeiro bispo.
Dom Wellington de Queiroz Vieira - Bispo de Cristalândia.

No último dia 10 de julho, a Rádio Vaticano confirmou a informação dando conta que o Francisco elevou a Prelazia territorial de Cristalândia (TO) à categoria de Diocese e nomeou como seu primeiro Bispo Dom Wellington de Queiroz Vieira, até então Bispo Prelado; ao mesmo tempo, mudou os limites entre esta nova Diocese e a de Miracema do Tocantins.


A nova Diocese de Cristalândia passa a contar com uma superfície de 62.691 km² e população de 245.020 habitantes, dos quais 138.750 são católicos. No total, são 17 paróquias, 19 sacerdotes diocesanos, 2 sacerdotes religiosos e 23 religiosas.


Nova Diocese


Abrange os municípios de Araguaçu (TO), Caseara (TO), Chapada de Areia (TO), Cristalândia (TO), Divinópolis (TO), Dueré (TO), Formoso do Araguaia (TO), Lagoa da Confusão (TO), Marianópolis (TO), Monte Santo do Tocantins (TO), Nova Roslândia (TO), Paraíso do Tocantins (TO), Pium (TO), Pugmil (TO), Sandolândia (TO), Bonópolis (GO), Mutunópolis (GO), Novo Planalto (GO), Porangatu (GO), São Miguel do Araguaia (GO).


Diocese de Miracema do Tocantins


Municipios civis – Abreulândia-TO, Araguacema-TO, Barra do Ouro-TO, Barrolândia-TO, Bernardo Sayão-TO, Bom Jesus do Tocantis-TO, Brasilândia-TO, Campos Lindos-TO, Centenário-TO, Colmeia-TO, Colinas do Tocantis-TO, Couto Magalhães-TO, Dois Irmãos-TO, Fortaleza do Tabocão-TO, Goiatins-TO, Goianorte-TO, Guaraí-TO, Itacajá-TO, Itapiratins-TO, Itaporã-TO, Juarina-TO, Miracema do Tocantins-TO, Miranorte-TO, Pedro Afonso-TO, Pequizeiro-TO, Presidente Kennedy-TO, Recursolândia-TO, Rio dos Bois-TO, Santa Maria do Tocantins-TO, Tupirama-TO, Tupiratins-TO.


Dioceses e prelazias


As dioceses são as igrejas particulares que estão em plena comunhão com a Santa Sé. Em outras palavras, as dioceses são unidades territoriais governadas por um bispo, legítimo sucessor dos Apóstolos. Há mais de duas mil dioceses em todo o mundo. As prelazias são um tipo de circunscrição eclesiástica erigida para atender a necessidades peculiares em um território (prelazia territorial) ou de um grupo de fiéis (prelazia pessoal). As prelazias territoriais e pessoais são similares às igrejas particulares e, como estas, têm fiéis, clero e pastor próprio, um bispo ou um abade.


Bispo de Cristalândia


Dom Wellington de Queiroz Vieira é natural de Tocantinópolis (TO), onde nasceu em 11 de julho de 1968. Estudou Filosofia em Brasília (DF) e Teologia no Rio de Janeiro (RJ) e obteve dois mestrados em Roma: um em Filosofia, na Pontifícia Universidade Gregoriana e outro em Direito Canônico, na Pontifícia Universidade Lateranense.


Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1996, para a Diocese de Tocantinópolis, na qual serviu como pároco em Xambioá (TO) e Araguaína (TO), como membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral, além de vigário judicial e ecônomo da diocese.


Em 16 de novembro de 2016, foi nomeado Bispo Prelado de Cristalândia e recebeu a ordenação episcopal em 4 de fevereiro de 2017.

FONTE: Vatican News/CNBB

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados