Segunda, 23 de setembro de 2019
63984631128
Cultura

10/09/2019 ás 23h58

PortalMV

Porto Nacional / TO

Desfile Cívico em Porto Nacional é marcado por forte resgate cultural.
O Brasil de muitas faces foi a temática usada para homenagear as cinco regiões do País.
Desfile Cívico em Porto Nacional é marcado por forte resgate cultural.

Com o tema: “O Brasil de Muitas faces”, Porto Nacional realizou as comemorações da independência do Brasil, no último dia 07 de setembro, na Avenida Beira, na Orla de Porto Nacional. Em um dia histórico no Município, o ato cívico foi marcado pelo resgate cultural e a união das famílias portuenses que voltaram a participar das comemorações alusivas a independência do Brasil.


Brasil de muitas faces


Ao som da Banda da Guarda Municipal, Mestre Adelino, o desfile cívico trouxe para a avenida, o Brasil e suas regiões e as diversas tradições que compõe o país. Com organização da Secretaria Municipal da Educação, que trouxe a temática ligada a tradição e os valores da nação, as escolas municipais entraram em blocos representando as cinco regiões do país: Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Acompanhados pela honrosa Fanfarra Furiosa do Centro de Ensino Médio Professor Florêncio Ayres.


Resgate cultural


As questões ligadas a ética, cidadania, civismo, respeito a pátria e valorização das manifestações culturais, enriqueceram, desfile cívico de 7 de setembro, resgatando a família portuense ao patriotismo e ao prazer de honrar o Brasil e as nossas tradições manifestas por meio da musicalidade, artes, cultura, miscigenação e união dos povos oriundos das várias regiões do Brasil que fazem do município portuense, o berço cultural do estado do Tocantins.


O Prefeito Joaquim Maia, ressaltou a importância do ato cívico e das várias representações que participaram do evento.


“Nós estamos presenciando mais um momento histórico em nosso Município, onde esse ano homenageamos as cinco regiões do Brasil, valorizando cada cultura, e suas manifestações, um trabalho bem realizado por meio da Secretaria da Educação, e demais secretarias, que buscaram de forma criativa, e com muito sentimento, valorizar nosso povo e nossa gente, e hoje o nosso sentimento é de gratidão por percebermos a nossa comunidade participando e vibrando com cada apresentação. “Ressaltou, Joaquim Maia.


A Secretária da Educação, Shyrleida Maia, enalteceu o valor do desfile e possibilidade de trabalhar o Brasil e suas faces. “Foi um desfile marcado por esse resgate do Brasil, e a valorização da nossa gente, além de nos dá a oportunidade da reflexão sobre o sentido do patriotismo e o contexto histórico da Independência", acrescentou a Secretária.


De acordo com o Coordenador Educacional de Tecnologia, da Secretaria da Educação, Valdeir Avelar, a temática traz uma oportunidade de reflexão e resgate cultural do País. “O desfile trouxe para Avenida Beira Rio, uma gama de de diversidades oriundas das cinco regiões do Brasil: Norte, Centro-oeste , Nordeste, Sul e Sudeste. Ensinando aos nossos estudantes e a todo o público presente sobre a importância da valorização da nossa cultura, manifestas em nossas danças, tradições, gastronomia, e nos personagens históricos que fortalece a história do Brasil e nos dá o sentimento de representatividade e e nos ensina o sentimento de patriotismo.” Pontuou, Valdeir


O Desfile, em alusão a independência do Brasil, também trouxe temáticas ligadas ao esporte, sustentabilidade, meio ambiente, onde através de bandeiras, faixas e apresentações, levaram o recado para a comunidade presente.


Fizeram parte ainda do desfile, várias autoridades, como o Vice-Prefeito Ronivon Maciel, a Primeira Dama, Aline Maia, o Presidente da Câmara Municipal, o vereador Chico Silva, vereadores, equipe de Secretários da Gestão Municipal,  o 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Tiro de Guerra 11-005, Polícia Militar, APAE, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Colégio Militar, Escolas Municipais, Escolas Estaduais, Secretarias Municipais do Esporte e da Saúde, Grupo de Escoteiros e o Corpo Bombeiros.

FONTE: Por Willian da Luz/Secom Porto Nacional

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados