Quinta, 17 de outubro de 2019
63984631128
Geral

09/08/2019 ás 23h53

PortalMV

Porto Nacional / TO

Gestão Joaquim Maia leva saúde, educação e qualidade de vida para os mais longínquos recantos do município.
Morro da Estrela que não via assistência municipal há 12 anos, recebeu as Caravanas da Saúde e da produção.
Gestão Joaquim Maia leva saúde, educação e qualidade de vida para os mais longínquos recantos do município.
Prefeito Joaquim Maia com ações no Morro da Estrela distante quase 100 KM da sede do município.

Entendendo que o poder público precisa estar presente na realidade de cada cidadão portuense, a Prefeitura de Porto Nacional através das Secretarias Municipais da Saúde e da Produção, realizou nesse mês, mais uma edição das Caravanas da Saúde e da Produção. O Assentamento contemplado foi o Morro da Estrela, que recebeu ações integradas com o intuito de facilitar o acesso da comunidade rural aos serviços básicos.


A região abrange também os Assentamentos do Pau D’Arco, Bom Tempo, Novo Tempo e Promissão, na zona rural do Município. Mais de 50 famílias assentadas vivem da produção agrícola e de pequenas criações.


O prefeito Joaquim Maia acompanhado do vice-prefeito Ronivon Maciel e dos secretários, Jefferson Lopes e Anna Crystina Brito, esteve pessoalmente participando das atividades, que envolveu uma grande logística e profissionais de diversas especialidades.


Segundo os moradores, a localidade há doze anos não recebia a visita de representantes do governo municipal, e nunca uma equipe da área da saúde foi até eles. Mas, que agora, começou a mudar.


A ação teve por finalidade atender a região, que está situada a 80 quilômetros do perímetro urbano da cidade e muitos não têm como se deslocar até a sede do município.


A Caravana da Saúde proporcionou, de maneira humanizada, consultas médicas, atendimentos odontológicos, acompanhamento por profissionais de enfermagem, atualização das vacinas para crianças, jovens e idosos, e, além disso, mediante receita, também foi realizada a distribuição de diversos tipos de medicamentos e encaminhamentos de solicitação de exames químicos.


Também foram feitos testes rápidos para Sífilis, Hepatites Virais e HIV. Durante ação da saúde foi realizado momentos de atividades físicas e recreativas com as crianças.


Já a Caravana da Produção levou diversos atendimentos aos produtores rurais, como máquinas para gradear terras, transporte de calcário, gradagem, preparação do solo, distribuição de calcários, limpeza das áreas e plantio de plantas, roçagem e palestra com o tema “Aves”.


“Isso é um sonho nosso, e foi realizado. O primeiro passo já foi dado. Creio que darão continuidade a esse projeto pelo nosso assentamento”, comemorou a moradora e líder comunitária, Maria Joana.


“Muitos não tem transporte para chegar à cidade pra ser consultado, e o prefeito Joaquim Maia está resolvendo situações de pessoas que nem sempre podem chegar ao Município”, revelou Flávia Rodrigues, 17 anos, moradora da comunidade.


“As nossas caravanas da Saúde e da Produção têm feito a diferença nas comunidades rurais, porque trazem na saúde: assistência médica, medicamentos, exames, o dentista pra estarem atendendo as pessoas. A Produção disponibiliza toda a parte de assistência técnica rural, as máquinas trabalhando e se preparando já para os inícios dos trabalhos à frente”, disse o prefeito Joaquim Maia.


“Toda a estrutura do Município deslocada para a comunidade rural. É assim, com cuidado, fazendo a diferença na comunidade do campo, que nossa gestão tem trabalhado”, enfatizou o Prefeito.


“É uma satisfação muito grande, em nome do prefeito Joaquim Maia, de estarmos aqui realizando a Caravana da Produção e a Caravana da Saúde em prol da comunidade da nossa gente portuense”, destacou o secretário municipal da Produção, Jefferson Lopes.


“A gente trouxe hoje aqui, diversos tratamentos e exames preventivos. E ao mesmo tempo, estamos recebendo os encaminhamentos necessários para levarmos pra toda rede assistencial de saúde dentro de Porto Nacional”, salientou a secretária da Saúde, Anna Crystina Brito.

FONTE: Por Luciana Macedo/Secom Porto Nacional

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

1 comentários

João Pedro

  ·  Distrito de luzimangues Enquanto isso o luzimangues fica às moscas! Acorda Joaquim Maia Em 14/08/2019 ás 16h11
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados