Prefeitura de Porto Nacional incentivará empreendedorismo nas comunidades rurais.
Terça, 16 de outubro de 201816/10/2018
63984631128
Nublado
23º
24º
28º
Porto Nacional - TO
dólar R$ 3,72
euro R$ 4,31
MICROFONE VERDADE
ECONOMIA
Prefeitura de Porto Nacional incentivará empreendedorismo nas comunidades rurais.
Os projetos voltados para os produtores rurais serão executados pela Secretaria Municipal da Produção.
PortalMV Porto Nacional - TO
Postada em 11/06/2018 ás 23h41 - atualizada em 13/06/2018 ás 00h00
Prefeitura de Porto Nacional incentivará empreendedorismo nas comunidades rurais.

Lançamento de projetos ligados à produção em Porto Nacional.

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Produção, apresentou na última sexta-feira, 8, os projetos que serão desenvolvidos para a comunidade rural do Município com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo. O secretário da pasta, Jefferson Lopes, mostrou o trabalho que já está sendo executado para atender as demandas de todos os produtores.


De acordo com o Secretário, toda a equipe da Secretaria levantou informações sobre as necessidades e demandas de todas as comunidades. “Andamos muito para ouvir os produtores portuenses e assim construímos um planejamento de metas e ações que procura atender todas as faixas etárias dentro da zona rural. Todos serão contemplados”, enfatiza o Secretário.


“O planejamento da secretaria explora a diversidade da produção presente no Município”, ressaltou Jefferson.


Emprego e renda


O Prefeito Joaquim Maia frisou a geração de emprego e renda que os projetos irão proporcionar. “Foi muito importante o pontapé a nível de planejamento. Vamos dar os primeiros passos para que a gente implante e faça de maneira permanentemente. Nossa meta é cumprir os desafios”, afirmou Joaquim.


A reunião contou com a participação do secretário da Cultura, Arnaldo Bahia e do vereador Jean Carlos.


PROJETOS:


Selo de Qualidade "Produto de Porto Nacional"


Através do Sistema de Qualidade de Produtos Agrícolas, Pecuários e Agroindustriais, certificam-se produtos que possuam qualidade superior diferenciada, através do controle de todo o processo produtivo.


Plano Mais Leite, Mais Renda


O Plano Mais Leite, Mais Renda, será um programa criado com o objetivo de coordenar a cadeia produtiva do leite, aumentando a produtividade e a qualidade da produção, desenvolvendo caminhos para comercialização do mesmo e seus derivados.


Projeto Nascentes de Porto Nacional


Elaborado pela Secretaria da Produção para ser um exemplo de convergência entre produção agrícola com preservação do meio ambiente, é um novo conceito de recuperação ambiental que associa a regeneração da vegetação nativa no entorno das nascentes e matas ciliares. O programa também engloba a readequação de estradas rurais, conservação do solo e água nas áreas de produção agropecuária e em áreas degradadas, impermeabilização de reservatórios para captação de água de chuva, saneamento ambiental rural.


Programa de Sanidade em Agricultura Familiar


Com orientação a produtores rurais, serão ministrados cursos sobre temas relacionados a manejo de pragas, greening, cancro cítrico e outras doenças, visando suprir necessidades para aumentar sua produtividade e gerar mais renda com sua produção agropecuária. Transferindo conhecimento e gerando tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental.


Livros de receitas saudáveis


Serão publicações gratuitas que ensinam e conscientizam sobre temas importantes para a segurança alimentar da população. Trazem dicas sobre o aproveitamento integral dos alimentos - considerando também as propriedades nutricionais de folhas, talos, cascas, entrecascas e sementes.


Projeto “Mulheres Doceiras” - Mãos De Ouro


O projeto terá como previsão para iniciar no segundo semestre, tendo em vista que serão realizados cursos, trazendo as delícias e forças das mulheres portuenses através de seu trabalho para o grande público, uma iniciativa que resgata esse dom e agrega na renda familiar dessas guerreiras. Incentivo às micro empreendedoras e colocando as mulheres do campo para produzir melhor, fabricar os mais variados doces em pontos estratégicos para a comercialização.


Feiras de Porto Nacional


Atendendo a uma demanda dos próprios produtores agroecológicos, além de ser para os agricultores familiares mais um espaço para comercialização de seus produtos, a feira no atende também à crescente demanda por uma alimentação livre de agroquímicos.


Também para incentivar e orientar a produção dos alimentos tem o Serviço de Inspeção Municipal para orientar e ajudar na manutenção de boas práticas de higiene e normatização dos produtos comercializados.


Mulheres do campo empreendedoras


Fortalecendo as produções artesanais e intensificando as relações interpessoais, promoveremos vendas das produções artesanais em participações nas feiras locais e criaremos a loja da mulher camponesa para exposição dos produtos.


Projeto Horta Educativa


Em parceria com as escolas, buscaremos integrar os pais para incentivar toda a família a adotar hábitos saudáveis de alimentação Esta implantação será de grande valia para confirmar o compromisso da gestão com os produtores rurais juntos aos técnicos da Secretaria Municipal da Produção, onde promoveremos uma agricultura mais sustentável.


Projeto Roça Comunitária


Um trabalho comunitário voltado para a agricultura familiar que será desenvolvido, no município, coordenado pela equipe técnica da Secretaria, este trabalho inovador conta com a participação dos munícipes, pessoas que irão se reunir para cultivar roças de variadas culturas como arroz e milho, cuja colheita será feita posteriormente e distribuída com a comunidade carente e os colaboradores.


Como pegar sua muda de citrus


Produtor rural que se enquadre como agricultor familiar e que desenvolve atividade agropecuária na propriedade. Possui prioritariamente áreas de preservação permanente a serem recuperadas ou áreas de reserva legal.


Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável – PDRS (Açafrão)


O açafrão, Curcuma Longa L, apresenta em sua composição, amido, oleoresina e curcumina. A curcumina é usada como colorante, antioxidante e medicamento em diferentes enfermidades. A oleoresina eficaz no controle de pragas. Os três componentes poderão ser comercializados de forma individual, podendo ser excluída a etapa de secagem (despendiosa), sendo feita a moagem do produto in-natura.


Museu da Agricultura Familiar


O Museu Rural será um museu da agricultura familiar com foco de visitação na área estudantil, primeira iniciativa sociocultural e de lazer do Município


Casa do Mel


A Casa do Mel, estabelecimento destinado ao beneficiamento, industrialização e classificação de mel e seus derivados, oriundos de produção própria e/ou associados.

FONTE: Por Philipe Ramos/Secom
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
299