Sábado, 20 de abril de 2019
63984631128
Cultura

16/04/2019 ás 23h51

PortalMV

Porto Nacional / TO

Deputado quer Romaria da Serra do Estrondo inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
O evento religioso ocorre durante a Semana Santa e reúne milhares romeiros procedentes de várias partes do Tocantins e do Brasil.
Deputado quer Romaria da Serra do Estrondo inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

O deputado estadual Valdemar Júnior (MDB) propôs através de Projeto de Lei, apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, 16, que a Romaria da Serra do Estrondo, realizada no município de Paraíso do Tocantins, seja incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado.


O parlamentar destacou a importância da propositura para o turismo do município. “Além de permitir o reconhecimento por parte do Estado a uma manifestação cultural religiosa, enraizada na comunidade católica há mais de 59 anos, datas calendarizadas ajudam a fomentar a cultura e o turismo, contribuindo também para a economia da cidade”, afirmou.


Considerado um dos maiores e tradicionais eventos religiosos do Tocantins, a Romaria da Serra do Estrondo, que acontece anualmente, durante a Semana Santa, recebe milhares de fiéis e peregrinos vindos de várias regiões do Tocantins e do Brasil.  


A Romaria inicia na noite de quinta-feira, seguindo durante todo o dia de sexta-feira da Paixão, com programações religiosas. Os fiéis percorrem um trecho de 800 metros de subida íngreme, cumprindo promessas e penitências, indo até o alto da Serra, onde se encontra a Capela de Santa Cruz, onde lá, em momento de fé e devoção acedem velas e fazem suas preces.


A tradicional subida da Serra do Estrondo, Cartão postal de cidade de Paraíso, é reconhecida desde 2010 como “Bem de Valor Cultural e Patrimônio Histórico do Estado do Tocantins”.

FONTE: Ascom

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados