Sábado, 20 de abril de 2019
63984631128
Saúde

09/04/2019 ás 22h58 - atualizada em 10/04/2019 ás 14h16

PortalMV

Porto Nacional / TO

Governo regulariza repasses da saúde de 2018, mas, ainda faltam os recursos das UPAs.
Ao todo são mais de 11 milhões de reais para 128 municípios ficando de fora somente Palmas que já tem acordo de parcelamento em vigor.
Governo regulariza repasses da saúde de 2018, mas, ainda faltam os recursos das UPAs.

Dentro do compromisso de fortalecer a rede de saúde e prestar um serviço mais eficiente e digno à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Tocantins quitou as dívidas dos repasses fundo a fundo, com 138 municípios. O investimento soma R$ 11.007.888,92 e corresponde aos débitos até 31 de dezembro de 2018. O Estado mantém acordo de parcelamento para a capital, Palmas, sendo pagos regularmente.


Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Renato Jayme, “esses repasses com certeza ajudarão os municípios a organizarem a prestação dos serviços da atenção básica, que certamente refletirá nas unidades de média e alta complexidade, que atualmente sofrem com a superlotação”, destacou.


Os repasses são relacionados aos serviços de manutenção de centros de atenção psicossocial; campanhas de vacinação antirrábica; medicação assistência farmacêutica básica; manutenção de hospital de pequeno porte; complementação do custeio dos serviços de média e alta complexidade ambulatorial; custeio das prestações dos serviços de saúde hospitalar e ambulatorial; medicamentos destinados à saúde mental e unidade de terapia intensiva pediátrica. Com o pagamento realizado, restam ainda, ao Executivo Estadual, os repasses de 2019 e os débitos de 2018 relacionados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).


O diretor de recursos do SUS, da SES, Manoel de Jesus Sousa, informou que parte da dívida com UPA já foi negociada. “O Estado já acertou o pagamento de Palmas, que será feito em 10 vezes; já encaminhamos para a Secretaria da Fazenda, os documentos necessários para pagamento de Porto Nacional e mês passado liquidamos parte da dívida com Tocantinópolis”, explicou.


Acesso


Para garantir a transparência e a fiscalização dos recursos, na área da saúde, o cidadão pode acompanhar os repasse feitos, no portal da SES, na internet, por meio do link http://sistemas.saude.to.gov.br/repasse_fundoafundo/

FONTE: Por: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados